Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22628
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_VitorDaSilvaSantos_tcc.pdf | 476 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Registro completo
Campo Dublin Core | Valor | Língua |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Roberto Ribeiro da | - |
dc.contributor.author | Santos, Vítor da Silva | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vítor da Silva. Análise da abordagem da história da ciência nos livros aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 a partir do tratamento dado ao conceito de elemento químico. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa a analisar se a forma como a História da Ciência está sendo abordada nas salas de aula contribui com o ensino de Ciências. Para isso, foram analisados os livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 e o tratamento dado por eles ao conceito de elemento químico. A utilização da História da Ciência no ensino de Ciências é defendida desde o início do século passado. Entretanto, o que se observou foi uma abordagem equivocada, que pouco valorizou aspectos humanistas, focando o desenvolvimento de conceitos apenas para dentro da própria Ciência, retirando-a do contexto em que está inserida, seja ele de natureza histórica, social ou tecnológica. Ou seja, esse tipo de uso da História da Ciência teve efeito contrário: acabou por corroborar um caráter de dogmas na Ciência e que ela seria feita por alguns poucos cientistas, que nunca erram. A abordagem que se considera mais recomendada, mais atual, inclusive, sugere que a História da Ciência não é simplesmente um detalhe para a Ciência, mas é por si só a própria natureza de seu processo de elaboração. O conceito escolhido a ser analisado nos livros didáticos foi o de elemento químico. A escolha foi feita levando-se em consideração que ele é classificado como um conceito estruturante para Química, ou seja, permitiu a transformação desta Ciência. Neste trabalho, a busca foi pela correção conceitual baseando-se na definição atual de elemento químico e por confusões conceituais que envolvem, principalmente, os conceitos de elemento químico e substância simples, a qual é decorrente, em parte, pela própria confusão que acompanhou esses conceitos historicamente. Foi feito um apanhado histórico da evolução do conceito de elemento químico e os mais diversos significados que assumiu ao longo do tempo até a atualidade. A conclusão a que chegamos é que, ao mesmo tempo em que a maioria dos livros define elemento químico conforme a definição mais aceita atualmente, apresenta uma grande carga de confusão conceitual e faz um uso indevido da História da Ciência na apresentação do conceito. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Análise da abordagem da história da ciência nos livros aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 a partir do tratamento dado ao conceito de elemento químico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T12:55:36Z | - |
dc.date.available | 2019-10-24T12:55:36Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22628 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química |
Este item está licenciado na Licença Creative Commons