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Título: Análise de deformação transversal em placas finas : estudo de caso para a placa de um Aileron
Autor(es): Henriques, Júlia Meira Leite
Orientador(es): Andrianov, Artem
Assunto: Aeronaves
Aerodinâmica
Data de apresentação: 9-Jul-2019
Data de publicação: 23-Out-2019
Referência: HENRIQUES, Júlia Meira Leite. Análise de deformação transversal em placas finas: estudo de caso para a placa de um Aileron. 2019. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A deflexão de placas finas como material de revestimento de ailerons é um fator de atenção imprescindível no projeto de asa de uma aeronave. Ela é calculada por meio da definição de vários parâmetros de projeto de asa, como distância entre longarinas, distância entre nervuras, carga uniformemente distribuída, módulo de elasticidade do material - nesse caso, o escolhido foi uma liga de alumínio - e espessura do revestimento. O objetivo principal deste trabalho é calcular esta deflexão, identificando a deflexão máxima, e mostrar como isso influencia na performance da asa. O aileron em uma asa é um componente extremamente importante pois auxilia na performance aerodinâmica da aeronave e no seu controle. Os materiais de revestimento utilizados, a liga 2024Al-T6 e a liga 6061-T6, foram escolhidos com base nas suas propriedades mecânicas e tratamento térmico, que proporcionam rigidez à estrutura. A placa fina, então, comporta-se reagindo à momentos de flexão e torção em diferentes configurações e condições de contorno. É analisada, neste trabalho, a placa fina sob ação de carga uniformemente distribuída na condição de contorno de bordas simplesmente apoiadas e de bordas engastadas. Para isso foi utilizado o MATLAB e o método de Timoshenko para cálculos analíticos de deflexão destas duas condições de contorno, respectivamente. Os cálculos se dão pela teoria das placas de Kirchhoff e método de Navier, resultando em deformações pequenas, que aumentam conforme pressão aplicada aumenta e espessura de revestimento diminui. Quando a distância entre nervura diminui, observa-se também a diminuição da de deflexão. Resultados experimentais também foram obtidos. Resultados analíticos e numéricos de deflexão máxima - estes últimos obtidos com o uso do programa Ansys - são comparados.
Abstract: The deflection of thin plates as ailerons skin material is an essential attention factor in the wing design of an aircraft. It is calculated by defining several wing design parameters, such as distance between spars, distance between ribs, uniformly distributed load, modulus of elasticity of the material - in this case the chosen one was aluminum alloy - and thickness of the skin. The main objective of this work is to calculate this deflection, indicating the maximum deflection and to show how this influences the performance of the wing. Aileron on a wing is an extremely important component as it assists in the aerodynamic performance of the aircraft and its control. The material used to coat it, the alloy 2024Al-T6 and the liga 6061-T6, were chosen based on their mechanical properties and heat treatment, which provide rigidity to the structure. The thin plate then behaves reacting to the moments of bending and twisting in different configurations and boundary conditions. In this work, the plate under uniformly distributed load is analyzed in the boundary conditions of simply supported edges and build-in edges. For this, MATLAB and the Timoshenko’s method were used for analytical deflection calculations of these conditions, respectively. The calculations are given by Kirchhoff’s plate theory and Navier’s method, resulting in small deformations, which increase as pressure applied increases and skin thickness decreases. When the distance between the ribs decreases, the decrease of the deflection is also observed. Experimental results of maximum deflection were also obtained. Analytical and numerical results of maximum deflection - the last one obtained with the use of Ansys program - are compared.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
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