Título: | Análise de deformação transversal em placas finas : estudo de caso para a placa de um Aileron |
Autor(es): | Henriques, Júlia Meira Leite |
Orientador(es): | Andrianov, Artem |
Assunto: | Aeronaves Aerodinâmica |
Data de apresentação: | 9-Jul-2019 |
Data de publicação: | 23-Out-2019 |
Referência: | HENRIQUES, Júlia Meira Leite. Análise de deformação transversal em placas finas: estudo de caso para a placa de um Aileron. 2019. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A deflexão de placas finas como material de revestimento de ailerons é um fator de atenção
imprescindível no projeto de asa de uma aeronave. Ela é calculada por meio da definição
de vários parâmetros de projeto de asa, como distância entre longarinas, distância entre
nervuras, carga uniformemente distribuída, módulo de elasticidade do material - nesse
caso, o escolhido foi uma liga de alumínio - e espessura do revestimento. O objetivo principal
deste trabalho é calcular esta deflexão, identificando a deflexão máxima, e mostrar
como isso influencia na performance da asa. O aileron em uma asa é um componente
extremamente importante pois auxilia na performance aerodinâmica da aeronave e no
seu controle. Os materiais de revestimento utilizados, a liga 2024Al-T6 e a liga 6061-T6,
foram escolhidos com base nas suas propriedades mecânicas e tratamento térmico, que
proporcionam rigidez à estrutura. A placa fina, então, comporta-se reagindo à momentos
de flexão e torção em diferentes configurações e condições de contorno. É analisada,
neste trabalho, a placa fina sob ação de carga uniformemente distribuída na condição de
contorno de bordas simplesmente apoiadas e de bordas engastadas. Para isso foi utilizado
o MATLAB e o método de Timoshenko para cálculos analíticos de deflexão destas duas
condições de contorno, respectivamente. Os cálculos se dão pela teoria das placas de Kirchhoff
e método de Navier, resultando em deformações pequenas, que aumentam conforme
pressão aplicada aumenta e espessura de revestimento diminui. Quando a distância entre
nervura diminui, observa-se também a diminuição da de deflexão. Resultados experimentais
também foram obtidos. Resultados analíticos e numéricos de deflexão máxima - estes
últimos obtidos com o uso do programa Ansys - são comparados. |
Abstract: | The deflection of thin plates as ailerons skin material is an essential attention factor in
the wing design of an aircraft. It is calculated by defining several wing design parameters,
such as distance between spars, distance between ribs, uniformly distributed load,
modulus of elasticity of the material - in this case the chosen one was aluminum alloy -
and thickness of the skin. The main objective of this work is to calculate this deflection,
indicating the maximum deflection and to show how this influences the performance of
the wing. Aileron on a wing is an extremely important component as it assists in the
aerodynamic performance of the aircraft and its control. The material used to coat it,
the alloy 2024Al-T6 and the liga 6061-T6, were chosen based on their mechanical properties
and heat treatment, which provide rigidity to the structure. The thin plate then
behaves reacting to the moments of bending and twisting in different configurations and
boundary conditions. In this work, the plate under uniformly distributed load is analyzed
in the boundary conditions of simply supported edges and build-in edges. For this,
MATLAB and the Timoshenko’s method were used for analytical deflection calculations
of these conditions, respectively. The calculations are given by Kirchhoff’s plate theory
and Navier’s method, resulting in small deformations, which increase as pressure applied
increases and skin thickness decreases. When the distance between the ribs decreases, the
decrease of the deflection is also observed. Experimental results of maximum deflection
were also obtained. Analytical and numerical results of maximum deflection - the last one
obtained with the use of Ansys program - are compared. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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