Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Noleto, Luciano Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Ferrari, Jalusa Maria da Silva | - |
dc.identifier.citation | FERRARI, Jalusa Maria da Silva. Simulação numérica do escoamento turbulento sobre o Corpo de Ahmed. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho é realizado a simulação numérica do escoamento turbulento ao redor de
um corpo de Ahmed imerso no ar para determinar os coeficientes aerodinâmicos do corpo
com diferentes rebaixos. O corpo avaliado é uma simplificação de um veículo automobilístico
proposta por Ahmed et al. (1984). A avaliação estacionária do caso bidimensional
e tridimensional do escoamento incompressível ao redor do corpo de Ahmed é realizada
para diferentes ângulos de rebaixo. Os ângulos avaliados de rebaixo variam de 0o a 45o. O
ponto de separação da camada limite é determinado para os ângulos em análise através
de um coeficiente adimensional de atrito. Os coeficientes aerodinâmicos de arrasto 𝐶𝑑 e
sustentação 𝐶𝑙, campos de pressão e velocidade são apresentados a fim de caracterizar o
corpo de Ahmed em função do ângulo de rebaixo. O número de Reynolds avaliado é de
9, 4 · 104, mantido constante para todos os casos. O número de Reynolds é calculado com
base no comprimento longitudinal do corpo de Ahmed, 𝑙. O modelo de turbulência usado
é o 𝑘−𝜔 SST. As simulações numéricas foram comparadas com resultados disponíveis na
literatura aberta e mostram-se concordantes com outros autores. O coeficiente de arrasto
do corpo com rebaixo de 25o apresentou concordância com a equação de coeficiente de
atrito proposta por Bello-Millán et al. (2016) como função apenas do número de Reynolds. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mecânica dos fluidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.title | Simulação numérica do escoamento turbulento sobre o Corpo de Ahmed | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T12:48:06Z | - |
dc.date.available | 2019-10-23T12:48:06Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22623 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the present work, a numerical simulation is made for turbulent flow around the Ahmed
body immersed body in air in order to determine aerodynamic coefficients for different
slants. The evaluated body is a simplification of an automobilistic vehicle proposed by
Ahmed et al. (1984). The stationary analysis of bidimensional and tridimensional of an
incompressible flow around the Ahmed body is carried for different slant angles. The slant
angles vary from 0o to 45o .The detachment point is defined through an dimensionless
skin friction factor. The aerodynamic coefficients of drag 𝐶𝑑 and lift 𝐶𝑙, pressure and
velocity fields are presented to characterize the Ahmed body for different slant angles.
Reynolds number is 9, 4 · 104, held constant for all simulated cases. The Reynolds number
is calculated using the longitudinal length of the Ahmed body, 𝑙. The turbulence model
used is 𝑘 − 𝜔 SST. Numerical simulations were compared with available results in open
literature and showed agreement with other authors. The drag coefficient in the body with
slant angle of 25o matchs with the drag coefficient equation proposed by Bello-Millán et
al. (2016) as a function only of Reynolds number. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22623 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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