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https://bdm.unb.br/handle/10483/22622
Título: | Caracterização mecânica de estruturas manufaturadas por adição de material termoplástico com diferentes níveis e formas de preenchimento |
Autor(es): | Ribeiro, Guilherme Portilho |
Orientador(es): | Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias |
Assunto: | Termoplásticos Plásticos |
Data de apresentação: | 11-Dez-2019 |
Data de publicação: | 23-Out-2019 |
Referência: | RIBEIRO, Guilherme Portilho. Caracterização mecânica de estruturas manufaturadas por adição de material termoplástico com diferentes níveis e formas de preenchimento. 2019. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A manufatura aditiva é um método de fabricação cuja aplicabilidade vem crescendo nos
últimos anos, métodos de fabricação utilizam polímeros, cerâmicas e metais já existem
e seu uso comercial já é bem estabelecido para materiais plásticos. Materiais plásticos
fabricados por Fused Deposition Modelling (FDM) possuem potencial de aplicabilidade
no meio aeroespacial, em decorrência da sua boa razão entre resistência e massa. O objetivo
do trabalho é a caracterização mecânica desses materiais e determinar as melhores
configurações para que se construa componentes com esses métodos. Foram ensaiados 3
polímeros de uso comum em prototipagem rápida, o Ácido Polilático (PLA), o Acrilonitrila
Butadieno Estireno (ABS) e o Politereftalato de Etileno Glicol (PETG). O ensaio
de tração buscou determinar a influência da direção do preenchimento e temperatura
de extrusão nas propriedades mecânicas dos materiais. Em seguida foram feitos ensaios
de flexão com estruturas impressas com diferentes porcentagens de preenchimento, que
tem construção semelhante a estruturas sanduíche do tipo colméia . Foram utilizados os
softwares Digimat e Ansys para a modelagem numérica dos painéis a fim de cruzar os
resultados e descobrir se o comportamento da placa será semelhante ao de painéis honeycomb.
Os resultados dos ensaios de tração indicam que o preenchimento cruzado, com
orientação 45𝑜/ − 45𝑜 fornece maior resistência e para o ABS uma temperatura de extrusão
superior fornece maior rigidez. Os ensaios de flexão utilizando corpos de prova em
forma de painéis sanduíche do tipo colméia mostraram que existem algumas semelhanças
entre o comportamento dos painéis fabricados através da FDM e o comportamento habitual
de painéis honeycomb, embora possam existir limitações ao uso da teoria de placas
sanduíches para painéis fabricados por manufatura aditiva. |
Abstract: | Additive Manufacturing is a manufacturing method whose applicability has been growing
in recent years. The use of polymers, ceramics and metals already exist and its commercial
use is already well established for plastic materials. Plastic parts manufactured by Fused
Deposition Modelling (FDM) have the potential of great applicability in the aerospace
environment, due to their high resistance to mass ratio. The characterization of these materials
determines the limits of use as well as the best configurations for the construction of
components with these methods. Three low performance polymers were tested, Polylactic
Acid (PLA), Butadiene Acrylonitrile Styrene (ABS) and Ethylene Glycol Polyethylene
Terephthalate (PETG). The tensile test sought to determine the influence of fill direction
and extrusion temperature on the mechanical properties of the materials. Bending
tests were then performed with printed structures with different fill percentages, which
are similar in structure to honeycomb sandwich structures. Digimat and Ansys software
were used for the numerical modeling of the panels in order to cross the results and find
out if the behavior of the panel will be similar to that of honeycomb panels. The results
of the tensile tests indicate that cross-fill, with a 45𝑜/ − 45𝑜 orientation provides greater
strength and for ABS an upper extrusion temperature provides greater stiffness. Bending
tests using honeycomb-like sandwich panels showed that there are some similarities between
the behavior of the panels manufactured through FDM and the usual behavior of
honeycomb panels, although there may be limitations to the use of sandwich plate theory
for panels produced by additive manufacturing. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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