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Título: Caracterização mecânica de estruturas manufaturadas por adição de material termoplástico com diferentes níveis e formas de preenchimento
Autor(es): Ribeiro, Guilherme Portilho
Orientador(es): Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias
Assunto: Termoplásticos
Plásticos
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 23-Out-2019
Referência: RIBEIRO, Guilherme Portilho. Caracterização mecânica de estruturas manufaturadas por adição de material termoplástico com diferentes níveis e formas de preenchimento. 2019. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A manufatura aditiva é um método de fabricação cuja aplicabilidade vem crescendo nos últimos anos, métodos de fabricação utilizam polímeros, cerâmicas e metais já existem e seu uso comercial já é bem estabelecido para materiais plásticos. Materiais plásticos fabricados por Fused Deposition Modelling (FDM) possuem potencial de aplicabilidade no meio aeroespacial, em decorrência da sua boa razão entre resistência e massa. O objetivo do trabalho é a caracterização mecânica desses materiais e determinar as melhores configurações para que se construa componentes com esses métodos. Foram ensaiados 3 polímeros de uso comum em prototipagem rápida, o Ácido Polilático (PLA), o Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS) e o Politereftalato de Etileno Glicol (PETG). O ensaio de tração buscou determinar a influência da direção do preenchimento e temperatura de extrusão nas propriedades mecânicas dos materiais. Em seguida foram feitos ensaios de flexão com estruturas impressas com diferentes porcentagens de preenchimento, que tem construção semelhante a estruturas sanduíche do tipo colméia . Foram utilizados os softwares Digimat e Ansys para a modelagem numérica dos painéis a fim de cruzar os resultados e descobrir se o comportamento da placa será semelhante ao de painéis honeycomb. Os resultados dos ensaios de tração indicam que o preenchimento cruzado, com orientação 45𝑜/ − 45𝑜 fornece maior resistência e para o ABS uma temperatura de extrusão superior fornece maior rigidez. Os ensaios de flexão utilizando corpos de prova em forma de painéis sanduíche do tipo colméia mostraram que existem algumas semelhanças entre o comportamento dos painéis fabricados através da FDM e o comportamento habitual de painéis honeycomb, embora possam existir limitações ao uso da teoria de placas sanduíches para painéis fabricados por manufatura aditiva.
Abstract: Additive Manufacturing is a manufacturing method whose applicability has been growing in recent years. The use of polymers, ceramics and metals already exist and its commercial use is already well established for plastic materials. Plastic parts manufactured by Fused Deposition Modelling (FDM) have the potential of great applicability in the aerospace environment, due to their high resistance to mass ratio. The characterization of these materials determines the limits of use as well as the best configurations for the construction of components with these methods. Three low performance polymers were tested, Polylactic Acid (PLA), Butadiene Acrylonitrile Styrene (ABS) and Ethylene Glycol Polyethylene Terephthalate (PETG). The tensile test sought to determine the influence of fill direction and extrusion temperature on the mechanical properties of the materials. Bending tests were then performed with printed structures with different fill percentages, which are similar in structure to honeycomb sandwich structures. Digimat and Ansys software were used for the numerical modeling of the panels in order to cross the results and find out if the behavior of the panel will be similar to that of honeycomb panels. The results of the tensile tests indicate that cross-fill, with a 45𝑜/ − 45𝑜 orientation provides greater strength and for ABS an upper extrusion temperature provides greater stiffness. Bending tests using honeycomb-like sandwich panels showed that there are some similarities between the behavior of the panels manufactured through FDM and the usual behavior of honeycomb panels, although there may be limitations to the use of sandwich plate theory for panels produced by additive manufacturing.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
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