Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2262
Título: | Requisitos exigidos dos pedagogos para atuação em ambientes não-escolares |
Autor(es): | Muniz, Ellen |
Orientador(es): | Castioni, Remi |
Assunto: | Professores - formação Serviço público - concursos Competências organizacionais Pedagogia |
Data de apresentação: | 25-Jul-2011 |
Data de publicação: | 5-Jan-2012 |
Referência: | MUNIZ, Ellen. Requisitos exigidos dos pedagogos para atuação em ambientes não-escolares. 2011. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo identificar a partir dos editais de órgãos públicos quais são os requisitos exigidos para o pedagogo e confrontá-los com os elementos orientadores para a formação previstos nas diretrizes curriculares do curso de pedagogia. O crescimento do interesse do pedagogo para a área empresarial surgiu com a percepção das empresas de que havia necessidade de um agente que possuísse didática para a formação de seus funcionários e que ambientasse a cultura organizacional neles de forma mais educativa. Os concursos públicos abrem as portas para essa área em empresas e fortalece a idéia do despreparo na formação acadêmica destes pedagogos. Com a utilização de análise documental, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, visando levantar materiais teóricos para o desenvolvimento do trabalho. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present paper aims to identify from public issuances what is required from the licensed pedagogue and face these same requirements with the regulations and norms established for the course. The growing interest in the pedagogue by companies came under the perception that there was a strong need for an agent that had the knowledge and skills to develop their employees capabilities and educationally insert them in the company‟s organizational culture. Public issuances have led to such new area within companies and strengthened the idea that many of these pedagogues are poorly prepared when first out of college. Through a series of document analysis an exploratory bibliography research was set aiming to retrieve theoretical data for this work‟s development. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2262 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons