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https://bdm.unb.br/handle/10483/22618
Título: | Estudo sobre o aumento da eficiência de combustão de um motor foguete híbrido utilizando parafina como combustível |
Autor(es): | Domingos, Caio Henrique Franco Levi |
Orientador(es): | Lee, Jungpyo |
Assunto: | Propulsão espacial Motores de foguetes |
Data de apresentação: | 8-Jul-2019 |
Data de publicação: | 22-Out-2019 |
Referência: | DOMINGOS, Caio Henrique Franco Levi. Estudo sobre o aumento da eficiência de combustão de um motor foguete híbrido utilizando parafina como combustível. 2019. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma solução que aumente a eficiência de
sistemas híbridos que utilizam parafina como combustível. Com o uso da tecnologia de
impressão 3-D foi possível produzir diferentes designs de grãos utilizando o material Polietileno
tereftalato de etileno glicol (PETG). A geometria desses grãos conta com células
ocas em seu interior onde a parafina é alocada, produzindo assim um grão híbrido. Testes
estáticos foram realizados em uma bancada apropriada a fim de coletar dados como
pressão, temperatura e vazão mássica, que são necessários para se calcular a eficiência da
solução. Modificações na configuração dos grãos e no sistema de injeção de oxidante produziram
resultados satisfatórios, com até 89% de eficiência para o par propelente parafina
- óxido nitroso. A quantidade de testes realizadas nesta pesquisa ainda não é suficiente
para validar a solução, mas já há uma indicativa de possíveis estratégias para aumentar
a eficiência de queima da parafina como combustível híbrido. |
Abstract: | This work aims to present a solution that increases the efficiency of hybrid systems that
use paraffin as fuel. Applying 3-D printing technology, it was possible to produce different
grain designs using paraffin in structures of polyethylene terephthalate glycol (PETG), in
order to increase the combustion efficiency of propellants. The geometry of these grains
have hollow cells where the paraffin is allocated, thus producing a hybrid grain. Firing
tests were performed on an appropriate bench in order to collect data such as pressure,
temperature and mass flow rate, which are required to calculate the efficiency of the solution.
Modifications in grain configuration and injection schem produced 89% of efficiency
for the paraffin-nitrous oxide pair. The number of tests performed for this paper is not
enough to validate the solution, but there is already an indicative of some ways to increase
the efficiency of hybrid motors using paraffin as fuel. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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