Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2260
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CamillaSampaioLima.pdf714,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação família-escola no processo de alfabetização e letramento de crianças
Autor(es): Lima, Camilla Sampaio
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Lar e escola
Educação de crianças
Alfabetização
Letramento
Data de apresentação: 21-Jul-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: LIMA, Camilla Sampaio. A relação família-escola no processo de alfabetização e letramento de crianças. 2011. xi, 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A relação família-escola tem sido considerada por muitos autores como uma forte aliada para o sucesso escolar das crianças, considerando que essas instituições têm a função de preparar a criança para as práticas sociais, tornando-as críticas e participativas. O ambiente familiar, no qual a criança está inserida tem grande influência nas relações destas com o seu processo de aprendizagem dela, principalmente, quando se trata da leitura e da escrita. A escola desempenha, junto com o apoio e o envolvimento da família, o papel de ampliar as possibilidades de letramento das crianças. O presente trabalho apresenta uma breve reflexão acerca da relação família-escola no processo de alfabetização e letramento das crianças de 1º ano do ensino fundamental. O objetivo da do estudo é analisar a relação existente entre os pais e a escola, identificando e analisando as práticas de letramento da família e a aprendizagem dos alunos e os interesses e dificuldades dos familiares em relação ao processo de alfabetização e letramento dos alunos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental; analisando como a família se envolve com o processo de alfabetização e letramento junto com a escola; e identificando como a escola incentiva os familiares a acompanhar as atividades escolares de seus filhos. Para fundamentar a nossa análise, estudamos os referencias de Boarini (2003), Ariès (1978), Simionato e Oliveira (2003), Szymanski (2010), Chraim (2009) para construir o conceito de família e a relação dessa instituição com a aprendizagem e o desenvolvimento; Soares (2009), Carvalho (2009) para a construção dos conceitos de alfabetização e letramento; e, Maiomi e Ribeiro (2006), Cagliari (1998), Ferreiro e Palácio (1987), Oliveira e Marinho-Araújo (2010) e Di Nucci para falar da relação família-escola. Optamos pela pesquisa qualitativa e utilizamos o instrumento de um questionário, que foi aplicado com 15 pais de alunos do 1º ano do ensino fundamental e à professora da respectiva turma de uma escola particular de Brasília. Os resultados da pesquisa evidenciaram que: a) os pais estão interessados e envolvidos com as práticas de leitura e escrita de seus filhos, uma vez que incentivam esse processo com a busca de atividades complementares; b) os pais incentivam a leitura de livros literários, jogos educativos; c) as dificuldades encontradas pelos pais quanto á mediação estão relacionadas com a falta de conhecimento do processo de alfabetização e letramento utilizado pela escola e o desinteresse das crianças (preguiça e desmotivação); d) a parceria com a escola ainda é muito superficial; e) mesmo com a falta de tempo devido ao trabalho, os pais buscam espaço para fazer o acompanhamento das atividades dos filhos. Concluímos que se o professor e a escola, proporcionarem mais espaço para o diálogo, criando um clima de respeito mútuo, conquistando a confiança e delimitando a função de cada um. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The family-school relationship has been considered by many authors as a strong ally to the academic success of children, since these institutions have the responsibility of preparing the child for social practices, making them critical and participatory. The family environment in which the child is placed has a great influence in these relationships with their learning of it, especially when it comes to reading and writing. School plays, with the support and involvement of the family, the role of expanding the possibilities of children's literacy. This paper presents a brief reflection on the family-school relationship in the process of literacy and literacy for children from 1 year of elementary school. The aim of the study is to analyze the relationship between parents and schools, identifying and analyzing the practices of family literacy and learning of students and the interests and difficulties of family members in relation to the acquisition of education and literacy of students in a class of 1st year of elementary school, analyzing how the family is involved in the process of literacy and literacy with the school, and identifying how the school encourages families to monitor the school activities of their children. To support our analysis, we studied the references of Boarini (2003), Aries (1978), Simionato and Oliveira (2003), Szymanski (2010), Chraim (2009) to build the concept of family and relationship with the institution of learning and development; Smith (2009), Carvalho (2009) for the construction of the concepts of literacy and literacy and, Maiomi and Ribeiro (2006), Cagliari (1998), Smith and Palace (1987), and Marine-Oliveira Araujo (2010) Di Nucci and to talk about family-school relationship. We chose qualitative research and use the instrument of a questionnaire, which was applied with 15 parents of students in 1st year of elementary school and the teacher of their class in a private school in Brasilia. The survey results showed that: a) parents are interested and involved with reading and writing practices of their children, since this process to encourage the search for complementary activities, b) encourage parents to read literary books, educational games; c) the difficulties encountered by parents as to the mediation are related to lack of knowledge of the process of education and literacy used by school children and disinterest (laziness and lack of motivation), d) partnership with the school is still very superficial e) despite the lack of time due to work space for parents seeking to monitor the activities of their children. We conclude that if the teacher and the school, providing more space for dialogue, creating a climate of mutual respect, gaining confidence and limiting the function of each one.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons