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Título: As atividades de retextualização em uma coleção de língua portuguesa para o ensino médio
Autor(es): Viana, Lucas Figueiredo Lima
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Língua portuguesa - estudo e ensino (Segundo grau)
Fala
Escrita
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 11-Out-2019
Referência: VIANA, Lucas Figueiredo Lima. As atividades de retextualização em uma coleção de língua portuguesa para o ensino médio. 2018. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho é o artigo final para conclusão do curso de Letras Português – Licenciatura e teve como foco central uma discussão acerca da modalidade oral e do ensino de Língua Portuguesa no nível médio de escolarização. Nessa perspectiva, os textos orais devem possuir a mesma importância dos textos escritos. Buscando, assim, contribuir com o conhecimento acadêmico-científico da área, propomos a retextualização como umas das possibilidades de trabalho com a oralidade, uma vez que ela evidencia claramente a relação fala-escrita. Orientamo-nos pela questão: “A coleção de ensino médio analisada oferece aos alunos atividades de retextualização?” Definimos, como objetivo, verificar se os livros analisados propõem atividades que levem os alunos a refletirem acerca da relação entre fala e escrita, explorando, principalmente, as atividades de retextualização. Adotando os postulados da pesquisa qualitativa, buscamos interpretar os dados colhidos a partir da análise das propostas de produções textuais orais da coleção analisada. Baseamo-nos teoricamente, entre outros, nos trabalhos de Marcuschi (2001, 2007); Fávero, Andrade & Aquino (2000); Schneuwly, Dolz e colaboradores (2004). As análises dos dados revelaram que, nesta coleção, especificamente, o trabalho com a oralidade a partir das atividades de retextualização ainda é insuficiente.
Abstract: The following term is the final article for the Portuguese Language degree's conclusion which aims a discussion regarding the oral modality and teaching the Portuguese Language in the High School level. In that perspective, the oral texts must have the same significance as the written ones. Looking forward, eventually, to contribute with the academic and cientific acknowledge in the area, we propose the retextualization as one of the possibilities of work with the orality, once it clearly evidences the relation between speech and writing. We guided ourselves by the question: “Does the analyzed collection, offered to the high school students, offer them retextualization activities?” We set, as target,to check whether the analyzed books propose activities which take the students to come up with the relationship between the speech and writing, mainly exploring the activities of retextualization. Adopting the postulaes of a qualitative research, we looked for understanding the collected data by the analysis of oral productions proposed in the studied collection. We theorically based ourselves, among others, in the works of Marcushi (2001, 2007); Favero, Andrade & Aquino (2000); Schneuwly, Dolz and collaborators (2004). The data analysis revealled that, in this collection, specifically, the works with orality are still insufficient.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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