Título: | As atividades de retextualização em uma coleção de língua portuguesa para o ensino médio |
Autor(es): | Viana, Lucas Figueiredo Lima |
Orientador(es): | Ribeiro, Ormezinda Maria |
Assunto: | Língua portuguesa - estudo e ensino (Segundo grau) Fala Escrita |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 11-Out-2019 |
Referência: | VIANA, Lucas Figueiredo Lima. As atividades de retextualização em uma coleção de língua portuguesa para o ensino médio. 2018. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho é o artigo final para conclusão do curso de Letras Português –
Licenciatura e teve como foco central uma discussão acerca da modalidade oral e do ensino
de Língua Portuguesa no nível médio de escolarização. Nessa perspectiva, os textos orais
devem possuir a mesma importância dos textos escritos. Buscando, assim, contribuir com o
conhecimento acadêmico-científico da área, propomos a retextualização como umas das
possibilidades de trabalho com a oralidade, uma vez que ela evidencia claramente a relação
fala-escrita. Orientamo-nos pela questão: “A coleção de ensino médio analisada oferece aos
alunos atividades de retextualização?” Definimos, como objetivo, verificar se os livros
analisados propõem atividades que levem os alunos a refletirem acerca da relação entre fala e
escrita, explorando, principalmente, as atividades de retextualização. Adotando os postulados
da pesquisa qualitativa, buscamos interpretar os dados colhidos a partir da análise das
propostas de produções textuais orais da coleção analisada. Baseamo-nos teoricamente, entre
outros, nos trabalhos de Marcuschi (2001, 2007); Fávero, Andrade & Aquino (2000);
Schneuwly, Dolz e colaboradores (2004). As análises dos dados revelaram que, nesta coleção,
especificamente, o trabalho com a oralidade a partir das atividades de retextualização ainda é
insuficiente. |
Abstract: | The following term is the final article for the Portuguese Language degree's conclusion which
aims a discussion regarding the oral modality and teaching the Portuguese Language in the
High School level. In that perspective, the oral texts must have the same significance as the
written ones. Looking forward, eventually, to contribute with the academic and cientific
acknowledge in the area, we propose the retextualization as one of the possibilities of work
with the orality, once it clearly evidences the relation between speech and writing. We guided
ourselves by the question: “Does the analyzed collection, offered to the high school students,
offer them retextualization activities?” We set, as target,to check whether the analyzed books
propose activities which take the students to come up with the relationship between the
speech and writing, mainly exploring the activities of retextualization. Adopting the postulaes
of a qualitative research, we looked for understanding the collected data by the analysis of
oral productions proposed in the studied collection. We theorically based ourselves, among
others, in the works of Marcushi (2001, 2007); Favero, Andrade & Aquino (2000); Schneuwly, Dolz and collaborators (2004). The data analysis revealled that, in this collection, specifically, the works with orality are still insufficient. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2018. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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