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Título: A fuga da narrativa : autoria e leitura em O Mundo de Sofia
Autor(es): Carneiro, Leticia Neri
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Assunto: Literatura - filosofia
Autoria
Criação (Literária, artística, etc.)
Leitura
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 11-Out-2019
Referência: CARNEIRO, Leticia Neri. A fuga da narrativa: autoria e leitura em O Mundo de Sofia. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho busca analisar o livro O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder através da contraposição de dois tipos de autor: aquele de poder divino, criador de um mundo que pode interferir, e a de um autor enfraquecido de seu papel e que não tem domínio sobre sua escrita, levando assim a fuga de seus protagonistas. São possibilidades que surgem a partir da leitura de O Mundo de Sofia. Afinal, com a presença marcada do autor, Sofia se descobre como personagem ficcional de um livro e assim busca escapar de sua narrativa original para encontrar um mundo de infinitas possibilidades ao lado de outros grandes personagens da literatura. Esta discussão sobre autoria deságua - e ganha poder - em um debate sobre leitura. Afinal, o que seria desses personagens se não existisse o leitor? Impossível não vir à mente a ideia de “morte do autor” proposta por Barthes. A sua teoria não é utilizada no intuito de encerrar o debate; os escritos do teórico são usados para ampliar o diálogo entre as várias possibilidades surgidas a partir do próprio O Mundo de Sofia e que são exploradas neste trabalho. Nesta circunstância, a ideia de “morte do autor” se potencializa transformando-se no surgimento do leitor como ser que domina mais a narrativa que seu pai anterior, o autor. A leitura aparece como o momento em que tudo se torna possível e a narrativa perde o controle para um mundo de possibilidades.
Abstract: The following work intend to analyse the book Sophie’s World by Jostein Gaarder contrasting two kinds of authors: one who has divine powers since he is the creator of a world in which he can interferer, and another who is weakened of its role as an author losing the control of its writing which leads to the protagonists escape. Due to the strong presence of the author, Sophie discovers her role in a fiction book and, in result, tries to escape her book to find a world of possibilities beside other great literature characters. The discussion about the position of the author leads to a debate about reading. Anyhow, what would happen to characters if the reader did not exist? Of course that it is impossible not to remember the idea of “death of the author” proposed by Barthes. Its theory is not used here in an attempt to finish this debate; his work is used to amplify the dialog present between the possibilities arisen by Sophie’s World itself. In this condition, the idea of “death of the author” is strengthen becoming the birth of the reader, an entity who has a domain of the narrative bigger than its previous father, the author. The reading moment appears as a place that everything becomes possible and the narrative loses control to a world of possibilities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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