Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nakagome, Patrícia Trindade | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Leticia Neri | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Leticia Neri. A fuga da narrativa: autoria e leitura em O Mundo de Sofia. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca analisar o livro O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder
através da contraposição de dois tipos de autor: aquele de poder divino, criador de um
mundo que pode interferir, e a de um autor enfraquecido de seu papel e que não tem
domínio sobre sua escrita, levando assim a fuga de seus protagonistas. São possibilidades
que surgem a partir da leitura de O Mundo de Sofia. Afinal, com a presença marcada do
autor, Sofia se descobre como personagem ficcional de um livro e assim busca escapar de
sua narrativa original para encontrar um mundo de infinitas possibilidades ao lado de
outros grandes personagens da literatura. Esta discussão sobre autoria deságua - e ganha
poder - em um debate sobre leitura. Afinal, o que seria desses personagens se não
existisse o leitor? Impossível não vir à mente a ideia de “morte do autor” proposta por
Barthes. A sua teoria não é utilizada no intuito de encerrar o debate; os escritos do teórico
são usados para ampliar o diálogo entre as várias possibilidades surgidas a partir do
próprio O Mundo de Sofia e que são exploradas neste trabalho. Nesta circunstância, a
ideia de “morte do autor” se potencializa transformando-se no surgimento do leitor como
ser que domina mais a narrativa que seu pai anterior, o autor. A leitura aparece como o
momento em que tudo se torna possível e a narrativa perde o controle para um mundo de
possibilidades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - filosofia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criação (Literária, artística, etc.) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.title | A fuga da narrativa : autoria e leitura em O Mundo de Sofia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-11T11:41:45Z | - |
dc.date.available | 2019-10-11T11:41:45Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22585 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following work intend to analyse the book Sophie’s World by Jostein Gaarder
contrasting two kinds of authors: one who has divine powers since he is the creator of a
world in which he can interferer, and another who is weakened of its role as an author
losing the control of its writing which leads to the protagonists escape. Due to the strong
presence of the author, Sophie discovers her role in a fiction book and, in result, tries to
escape her book to find a world of possibilities beside other great literature characters.
The discussion about the position of the author leads to a debate about reading. Anyhow,
what would happen to characters if the reader did not exist? Of course that it is
impossible not to remember the idea of “death of the author” proposed by Barthes. Its
theory is not used here in an attempt to finish this debate; his work is used to amplify the
dialog present between the possibilities arisen by Sophie’s World itself. In this condition,
the idea of “death of the author” is strengthen becoming the birth of the reader, an entity
who has a domain of the narrative bigger than its previous father, the author. The reading
moment appears as a place that everything becomes possible and the narrative loses
control to a world of possibilities. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|