Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Reis, Maria da Glória Magalhães dos | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Gabriela Alves Brandão de | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Gabriela Alves Brandão de. Importância da literatura contemporânea de temática LGBT para a educação. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo pretende apresentar os porquês de trabalhar literaturas que abordam a
temática LGBT na educação básica. Inicialmente discutiremos acerca do silenciamento histórico de
literaturas que abordam temáticas LGBT e da representação deficiente desse grupo. Em seguida,
faremos uma conceituação da literatura contemporânea, apresentando suas características e relações
com as literaturas até então silenciadas. Assim, estabeleceremos uma ponte entre a literatura
contemporânea e a educação, no âmbito da importância da representatividade e, depois, elaboraremos
um plano de aula baseado nos preceitos de uma orientação didático-reflexiva abordando a literatura
contemporânea de temática LGBT a partir do conto Flor, flores, ferro retorcido, de Natalia
Borges Polesso. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação sexual | pt_BR |
dc.title | Importância da literatura contemporânea de temática LGBT para a educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T12:34:05Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T12:34:05Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22566 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article intends to present the reasons for working literatures that approach the LGBT
theme in education. Initially we will discuss about the historical silencing of literatures that approach
LGBT themes and the deficient representation of this group. Next, we will make a conceptualization
of the contemporary literature, presenting its characteristics and relations with the previously silenced
literatures. Thus, we will establish a bridge between contemporary literature and education, within the
scope of the importance of representativity, and then we will elaborate a lesson plan based on the
precepts of a Didactic-reflexive orientation approaching contemporary LGBT literature using the short
story "Flor, flores, ferro retorcido", by Natalia Borges Polesso. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|