Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22566
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabrielaAlvesBrandaoDeMendonça_tcc.pdf104,42 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
dc.contributor.authorMendonça, Gabriela Alves Brandão de-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Gabriela Alves Brandão de. Importância da literatura contemporânea de temática LGBT para a educação. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo pretende apresentar os porquês de trabalhar literaturas que abordam a temática LGBT na educação básica. Inicialmente discutiremos acerca do silenciamento histórico de literaturas que abordam temáticas LGBT e da representação deficiente desse grupo. Em seguida, faremos uma conceituação da literatura contemporânea, apresentando suas características e relações com as literaturas até então silenciadas. Assim, estabeleceremos uma ponte entre a literatura contemporânea e a educação, no âmbito da importância da representatividade e, depois, elaboraremos um plano de aula baseado nos preceitos de uma orientação didático-reflexiva abordando a literatura contemporânea de temática LGBT a partir do conto Flor, flores, ferro retorcido, de Natalia Borges Polesso.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordOrientação sexualpt_BR
dc.titleImportância da literatura contemporânea de temática LGBT para a educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T12:34:05Z-
dc.date.available2019-10-10T12:34:05Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22566-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This article intends to present the reasons for working literatures that approach the LGBT theme in education. Initially we will discuss about the historical silencing of literatures that approach LGBT themes and the deficient representation of this group. Next, we will make a conceptualization of the contemporary literature, presenting its characteristics and relations with the previously silenced literatures. Thus, we will establish a bridge between contemporary literature and education, within the scope of the importance of representativity, and then we will elaborate a lesson plan based on the precepts of a Didactic-reflexive orientation approaching contemporary LGBT literature using the short story "Flor, flores, ferro retorcido", by Natalia Borges Polesso.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons