Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2256
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ChristianeTorloniLopesdaSilvaTorres.pdf3,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico e a arte como meios facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacacionais especiais inseridos na escola regular
Autor(es): Torres, Christiane Torloni Lopes da Silva
Orientador(es): Santana, Raquel Soares de
Assunto: Atividades lúdicas
Arte na educação
Pessoas com deficiência
Estudantes deficientes
Educação especial
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: TORRES, Christiane Torloni Lopes da Silva. O lúdico e a arte como meios facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacacionais especiais inseridos na escola regular. 2011. 95 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Atualmente os estudos desenvolvidos sobre as práticas pedagógica voltadas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais ganham destaque dentro da área educacional devido a resolução nacional nº 02 de 11 de setembro de 2001 que institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, em todas as suas etapas e modalidades. Cabendo aos sistemas de ensino matricular e assegurar as condições necessárias para uma educação de qualidade, organizandose para o atendimento e o desenvolvimento dos educandos com necessidades educacionais especiais inseridos nas classes regulares de ensino. Dentro desta perspectiva de Educação Inclusiva este estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar a importância da Arte no contexto escolar como facilitadora no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, como disciplina do núcleo comum e também como instrumento pedagógico utilizado ludicamente pelas demais disciplinas na proposta de trabalho colaborativo. A realização desta pesquisa teve como metodologia o estudo Qualitativo. Os dados foram construídos por meio dos seguintes instrumentos: analise documental, entrevistas semi-estruturadas, questionários, caderno de campo e protocolos de atividades. O estudo revelou que os professores desenvolvem trabalhos com Arte no cotidiano de suas salas de aula e a consideram importante no contexto de suas práticas pedagógicas inclusivas. Os professores fazem uso da Arte principalmente, como recurso didático para o ensino de conteúdos de sua área de conhecimento, como método de fixação, no processo de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Portanto, concluímos que a Arte se faz presente em vários momentos voltados para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Decorre disto a necessidade de respeitar a Arte como área de conhecimento com saberes específicos e que podem e devem incorporar na escola práticas pedagógicas colaborativas voltadas para a superação de barreiras e limites que impedem os processos da Educação Inclusiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2256
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons