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dc.contributor.advisorSantana, Raquel Soares de-
dc.contributor.authorTorres, Christiane Torloni Lopes da Silva-
dc.identifier.citationTORRES, Christiane Torloni Lopes da Silva. O lúdico e a arte como meios facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacacionais especiais inseridos na escola regular. 2011. 95 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractAtualmente os estudos desenvolvidos sobre as práticas pedagógica voltadas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais ganham destaque dentro da área educacional devido a resolução nacional nº 02 de 11 de setembro de 2001 que institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, em todas as suas etapas e modalidades. Cabendo aos sistemas de ensino matricular e assegurar as condições necessárias para uma educação de qualidade, organizandose para o atendimento e o desenvolvimento dos educandos com necessidades educacionais especiais inseridos nas classes regulares de ensino. Dentro desta perspectiva de Educação Inclusiva este estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar a importância da Arte no contexto escolar como facilitadora no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, como disciplina do núcleo comum e também como instrumento pedagógico utilizado ludicamente pelas demais disciplinas na proposta de trabalho colaborativo. A realização desta pesquisa teve como metodologia o estudo Qualitativo. Os dados foram construídos por meio dos seguintes instrumentos: analise documental, entrevistas semi-estruturadas, questionários, caderno de campo e protocolos de atividades. O estudo revelou que os professores desenvolvem trabalhos com Arte no cotidiano de suas salas de aula e a consideram importante no contexto de suas práticas pedagógicas inclusivas. Os professores fazem uso da Arte principalmente, como recurso didático para o ensino de conteúdos de sua área de conhecimento, como método de fixação, no processo de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Portanto, concluímos que a Arte se faz presente em vários momentos voltados para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Decorre disto a necessidade de respeitar a Arte como área de conhecimento com saberes específicos e que podem e devem incorporar na escola práticas pedagógicas colaborativas voltadas para a superação de barreiras e limites que impedem os processos da Educação Inclusiva.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordArte na educaçãoen
dc.subject.keywordPessoas com deficiênciaen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.titleO lúdico e a arte como meios facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacacionais especiais inseridos na escola regularen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-05T12:01:41Z-
dc.date.available2012-01-05T12:01:41Z-
dc.date.issued2012-01-05T12:01:41Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2256-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2256pt_BR
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