Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2255
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarioJanonePauladeQueiroz.pdf894,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão do estudante com deficiência no mercado de trabalho através do Serviço de Orientação para o Trabalho (SOT)
Autor(es): Queiroz, Mário Janone Paula de
Orientador(es): Campos, Penélope Machado Ximenes
Assunto: Mercado de trabalho
Pessoas com deficiência - emprego
Ensino profissional
Educação especial
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: QUEIROZ, Mário Janone Paula de. A inclusão do estudante com deficiência no mercado de trabalho através do Serviço de Orientação para o Trabalho (SOT). 2011. 108 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo sobre a inclusão de alunos com deficiência, provenientes de escolas públicas de Santa Maria - DF, ao mercado de trabalho, através do Atendimento Complementar Serviço de Orientação ao Trabalho (SOT). A pesquisa busca conhecer o perfil dos alunos com deficiência atendidos, além de registrar a rotina, o exercício pedagógico do SOT e os encaminhamentos de alunos ao emprego formal utilizando-se de entrevistas e análise de documentos tais como diários, registros, relatórios. A pesquisa percebeu a necessidade do investimento na formação e orientação profissional do aluno com deficiência ao Mercado de Trabalho, oferecendo-lhes igualdade de direitos às oportunidades de trabalho e conseqüentemente, exercício pleno de cidadania.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2255
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons