Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2254
Título: | Interação familia–escola na inclusão do deficiente auditivo |
Autor(es): | Sousa, Luciene Rodrigues Pais de |
Orientador(es): | Pinto, Raquel Gomes |
Assunto: | Surdos - educação Lar e escola |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 5-Jan-2012 |
Referência: | SOUSA, Luciene Rodrigues Pais de. Interação familia–escola na inclusão do deficiente auditivo. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo ressaltar a importância da interação família escola no processo de inclusão do deficiente auditivo de uma escola pública de Ceilândia Distrito Federal, a partir do estudo de caso. O estudo contou com a participação de quatro sujeitos: um integrante da família do aluno, o aluno, o professor e o pesquisador. A investigação utilizou do método qualitativo com abordagem interpretativa referenciada na perspectiva sócio-cultural em um estudo de caso com vistas a reunir o número maior de informações possíveis. Os resultados apontam que a escola deve orientar a família quanto à metodologia adotada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para o aluno com deficiência auditiva e os benefícios dos atendimentos especializados para aluno e a família. A inclusão do aluno foi possível através da interação da família na escola, pois a família é presente em todos os segmentos da vida escolar do aluno, estando à disposição da escola sempre que necessário e com o olhar inclusivo da professora que mediante o desafio acolheu o aluno e a família colocando-se a disposição para o desafio da inclusão. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2254 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons