Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LucieneRodriguesPaisdeSousa.pdf672,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Interação familia–escola na inclusão do deficiente auditivo
Autor(es): Sousa, Luciene Rodrigues Pais de
Orientador(es): Pinto, Raquel Gomes
Assunto: Surdos - educação
Lar e escola
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: SOUSA, Luciene Rodrigues Pais de. Interação familia–escola na inclusão do deficiente auditivo. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo ressaltar a importância da interação família escola no processo de inclusão do deficiente auditivo de uma escola pública de Ceilândia Distrito Federal, a partir do estudo de caso. O estudo contou com a participação de quatro sujeitos: um integrante da família do aluno, o aluno, o professor e o pesquisador. A investigação utilizou do método qualitativo com abordagem interpretativa referenciada na perspectiva sócio-cultural em um estudo de caso com vistas a reunir o número maior de informações possíveis. Os resultados apontam que a escola deve orientar a família quanto à metodologia adotada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para o aluno com deficiência auditiva e os benefícios dos atendimentos especializados para aluno e a família. A inclusão do aluno foi possível através da interação da família na escola, pois a família é presente em todos os segmentos da vida escolar do aluno, estando à disposição da escola sempre que necessário e com o olhar inclusivo da professora que mediante o desafio acolheu o aluno e a família colocando-se a disposição para o desafio da inclusão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons