Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinto, Raquel Gomes | - |
dc.contributor.author | Sousa, Luciene Rodrigues Pais de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Luciene Rodrigues Pais de. Interação familia–escola na inclusão do deficiente auditivo. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo ressaltar a importância da interação família escola no processo de inclusão do deficiente auditivo de uma escola pública de Ceilândia Distrito Federal, a partir do estudo de caso. O estudo contou com a participação de quatro sujeitos: um integrante da família do aluno, o aluno, o professor e o pesquisador. A investigação utilizou do método qualitativo com abordagem interpretativa referenciada na perspectiva sócio-cultural em um estudo de caso com vistas a reunir o número maior de informações possíveis. Os resultados apontam que a escola deve orientar a família quanto à metodologia adotada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para o aluno com deficiência auditiva e os benefícios dos atendimentos especializados para aluno e a família. A inclusão do aluno foi possível através da interação da família na escola, pois a família é presente em todos os segmentos da vida escolar do aluno, estando à disposição da escola sempre que necessário e com o olhar inclusivo da professora que mediante o desafio acolheu o aluno e a família colocando-se a disposição para o desafio da inclusão. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | en |
dc.subject.keyword | Lar e escola | en |
dc.title | Interação familia–escola na inclusão do deficiente auditivo | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-05T12:01:03Z | - |
dc.date.available | 2012-01-05T12:01:03Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-05T12:01:03Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2254 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2254 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|