Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LucieneRodriguesPaisdeSousa.pdf672,39 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPinto, Raquel Gomes-
dc.contributor.authorSousa, Luciene Rodrigues Pais de-
dc.identifier.citationSOUSA, Luciene Rodrigues Pais de. Interação familia–escola na inclusão do deficiente auditivo. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo ressaltar a importância da interação família escola no processo de inclusão do deficiente auditivo de uma escola pública de Ceilândia Distrito Federal, a partir do estudo de caso. O estudo contou com a participação de quatro sujeitos: um integrante da família do aluno, o aluno, o professor e o pesquisador. A investigação utilizou do método qualitativo com abordagem interpretativa referenciada na perspectiva sócio-cultural em um estudo de caso com vistas a reunir o número maior de informações possíveis. Os resultados apontam que a escola deve orientar a família quanto à metodologia adotada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para o aluno com deficiência auditiva e os benefícios dos atendimentos especializados para aluno e a família. A inclusão do aluno foi possível através da interação da família na escola, pois a família é presente em todos os segmentos da vida escolar do aluno, estando à disposição da escola sempre que necessário e com o olhar inclusivo da professora que mediante o desafio acolheu o aluno e a família colocando-se a disposição para o desafio da inclusão.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSurdos - educaçãoen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.titleInteração familia–escola na inclusão do deficiente auditivoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-05T12:01:03Z-
dc.date.available2012-01-05T12:01:03Z-
dc.date.issued2012-01-05T12:01:03Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2254-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2254pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons