Resumo: | Este trabalho final tem por objetivo primordial, averiguar os benefícios que a música pode proporcionar, direta e indiretamente, na aprendizagem, se utilizada de forma precisa na sala de aula, contribuindo para um melhor desenvolvimento neurológico, motor e afetivo da criança. Iniciando o tema, a fundamentação teórica abordou uma pequena parte referente ao início da história da música. Sempre existente na vida e em todos os momentos, particulares ou não, a música é mais do que algo que apenas podemos ouvir, a música entretém e ensina de forma clara e suave. Percebe-se que o termo teve grande avanço em ambiente escolar após a utilização dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), melhorando a prática e execução da música como instrumento de ensino que muda completamente a tradicional forma de ensino. Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e o método de pesquisa qualitativa, tendo uma pequena observação de campo, arrematando a defesa do projeto. Entretanto, a utilização da música não deve ser de forma delimitada, presumivelmente, o contato da criança com a música, aflora seus saberes e capacidades, desenvolvendo todo o campo cognitivo e motor de forma agradável, esta deve ter como dever de ferramenta lúdica, abranger de forma saudável todos os degraus do aprendizado. |