Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22533
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AntoniaMartinsFerreira_tcc.pdf388,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A música como uma das linguagens no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Vidal, Antônia Martins Ferreira
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Educação de crianças
Música e crianças
Alfabetização
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 8-Out-2019
Referência: VIDAL, Antônia Martins Ferreira. A música como uma das linguagens no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasiléia-AC, 2018.
Resumo: Este trabalho final tem por objetivo primordial, averiguar os benefícios que a música pode proporcionar, direta e indiretamente, na aprendizagem, se utilizada de forma precisa na sala de aula, contribuindo para um melhor desenvolvimento neurológico, motor e afetivo da criança. Iniciando o tema, a fundamentação teórica abordou uma pequena parte referente ao início da história da música. Sempre existente na vida e em todos os momentos, particulares ou não, a música é mais do que algo que apenas podemos ouvir, a música entretém e ensina de forma clara e suave. Percebe-se que o termo teve grande avanço em ambiente escolar após a utilização dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), melhorando a prática e execução da música como instrumento de ensino que muda completamente a tradicional forma de ensino. Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e o método de pesquisa qualitativa, tendo uma pequena observação de campo, arrematando a defesa do projeto. Entretanto, a utilização da música não deve ser de forma delimitada, presumivelmente, o contato da criança com a música, aflora seus saberes e capacidades, desenvolvendo todo o campo cognitivo e motor de forma agradável, esta deve ter como dever de ferramenta lúdica, abranger de forma saudável todos os degraus do aprendizado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons