Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22532
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AntoniaClaudeciOliveiraEstacio_tcc.PDF814,74 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAraújo, Raimundo Luiz Silva-
dc.contributor.authorEstácio, Antônia Claudeci Oliveira-
dc.identifier.citationESTÁCIO, Antônia Claudeci Oliveira. As brincadeiras com recurso pedagógico na educação infantil: um estudo exploratório na Escola Borboletas Sonhadoras. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Acrelândia-AC, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre as brincadeiras com recurso pedagógico na educação infantil: um estudo exploratório na escola *Borboletas Sonhadoras, de como tal estratégia se apresenta no contexto da educação infantil como uma ferramenta facilitadora a aprendizagem. Propôs estudar as concepções sobre a importância do brincar no cotidiano escolar; e os documentos que norteiam a educação infantil. Diante deste contexto, tive como intenção realizar um estudo sobre a importância do brincar para os processos de aprendizagem na educação infantil, e especificamente em investigar como os educadores atribuem o brincar ao desenvolver da prática pedagógica, analisar as propostas curriculares direcionadas ao público infantil na perspectiva oficial apresentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e nas Diretrizes em Ação Qualidade no dia a dia da Educação Infantil e verificar como a utilização do lúdico influencia na relação efetiva entre professor e aluno ao processo educativo. Para a realização de tal pesquisa, os procedimentos metodológicos utilizados foram observação participante e entrevista não estruturada. A coleta de dados foi desenvolvida na instituição pública Borboletas sonhadoras, situada em Vila campinas Distrito de Plácido de Castro-Acre. Os resultados obtidos com os estudos teóricos e com as entrevistas apontam que a ludicidade torna-se uma ferramenta de grande importância na construção do conhecimento e estabelece uma relação efetiva tanto com o docente quanto com os demais envolvidos ao desenvolver de cada brincadeira, o ato de brincar é algo espontâneo da criança, por este motivo a prática educativa lúdica surge como uma peça fundamental de mediação ao processo de ensino, no qual o seu desenvolvimento torna-se importante para a construção e interação social do aluno com o meio e fortalece as relações interpessoais. Tendo em vista que o brincar constitui-se em um conjunto de práticas, conhecimentos e fatos construídos e acumulados pelos sujeitos no contexto em que estão inseridos e que facilitam a aprendizagem, ensinando e repassando valores essenciais para a vida do ser humano, dando a ele uma nova concepção de mundo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleAs brincadeiras com recurso pedagógico na educação infantil : um estudo exploratório na Escola Borboletas Sonhadoraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T12:55:46Z-
dc.date.available2019-10-08T12:55:46Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22532-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research had as objective to carry out a study on the jokes with pedagogic resource in the infantile education: an exploratory study in the school *Dreaming Butterflies, of how such strategy presents itself in the context of the infantile education like a facilitating tool the learning. He proposed to study the conceptions about the importance of playing in school everyday; and the documents that guide children's education. In view of this context, I had the intention to carry out a study about the importance of playing to the learning processes in early childhood education, and specifically to investigate how educators attribute play to the development of pedagogical practice, analyze the curricular proposals directed to the children public in perspective official report presented in the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education and in the Guidelines on Quality Action in the day-to-day of Early Childhood Education and to verify how the use of playfulness influences the effective relationship between teacher and student in the educational process. In order to carry out such research, the methodological procedures used were participant observation and unstructured interview. Data collection was carried out in the public institution Borboletas dreamers, located in Vila campinas District of Plácido de Castro-Acre. The results obtained with the theoretical studies and interviews show that playability becomes a very important tool in the construction of knowledge and establishes an effective relationship both with the teacher and with the others involved in developing each play, the act of play is spontaneous of the child, for this reason the playful educational practice emerges as a fundamental piece of mediation to the teaching process, in which its development becomes important for the social construction and interaction of the student with the environment and strengthens the relationships interpersonal skills. Considering that the play is a set of practices, knowledge and facts built and accumulated by the subjects in the context in which they are inserted and that facilitate learning, teaching and passing on essential values for the life of the human being, giving him a new conception of the world.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons