Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AndreiaFranciscadeSousa_tcc.pdf583,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão democrática escolar : trabalho articulado em prol da educação de qualidade
Autor(es): Pereira, Andréia Francisca de Sousa
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Educação básica
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 8-Out-2019
Referência: PEREIRA, Andréia Francisca de Sousa. Gestão democrática escolar: trabalho articulado em prol da educação de qualidade. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a Gestão Democrática Escolar e o Trabalho articulado em prol da educação de qualidade em uma Escola da Rede Municipal do Estado de Goiás. Por meio da análise documental, da realização de observação e entrevistas com as Professoras Concursadas que atuam na instituição, o estudo revelou que a Gestão Democrática escolar acontece na instituição pesquisada e que todos os funcionários são participativos. Assim, dentre os professores entrevistados, dois expuseram interesse em se tornar futuras gestoras democráticas, se surgirem oportunidades. Observou-se e analisou-se a função de uma Gestão Escolar e a partir desse contexto foi identificado que, na instituição pesquisada, o gestor atua de forma democrática. A partir das análises das respostas das questões, considera-se que a equipe escolar é participativa e ativa nas realizações das atividades escolares e, que para isso acontecer, foi preciso que o gestor incentivasse a participação ativa de todos funcionários, independentemente do cargo que exercesse. Os resultados mostraram que as professoras percebem a importância de se ter uma gestão democrática e participativa. A gestão democrática possui enquanto características a união de gestão, funcionários, pais e comunidade escolar para enfrentar as dificuldades e conflitos que porventura surjam no decorrer do ano letivo.
Abstract: This research had the objective of analyzing the Democratic School Management and the work for a education of quality in a Municipal network school of the State of Goiás. By means of the documentary analysis, observation and interviews with the permanentte achers Who work att his school researched and that the all employers are participative. There fone among the interviewed teachers two of them showed interest to became futures democratic school managers IF any opportunity come along. It eas observed and analysed the function of a scholar management and from this context it was identified that the researched school the manager act in a democratic way. After the analyses of the answers of the questions its considered that the school team are very participative and active on the achievement of the activities and for this happens it was needed the influence of the manager with all the encourage employers independent of their function. The results showed that the teachers realized the importance of having a democratic and participative management. The democratic management have as characteristics the union of management, employers, parents and scholar community to face the challenges and conflicts that in any circumstance come up during the school year.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons