Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2253
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ClaudiaMaianaSilva.pdf508,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A realidade educacional e a inclusão escolar
Autor(es): Silva, Claudia Maiana
Orientador(es): Raposo, Mírian Barbosa Tavares
Assunto: Educação especial
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: SILVA, Claudia Maiana. A realidade educacional e a inclusão escolar. 2011. 69 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Atualmente, as diversas demandas educacionais exigem que as escolas regulares estejam preparadas para receber alunos com necessidades educacionais especiais proporcionando-lhes uma educação de qualidade com condições igualitárias onde as diferenças são respeitadas no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como o processo de inclusão acontece numa escola da rede pública do Distrito Federal. O referencial teórico foi construído com o intuito de buscar embasamento para observar na prática educacional da escola como o processo de inclusão acontece. Buscamos embasamento através de pesquisas teóricas de Maciel, Barbato, Boaventura, Machado, Mittler, entre outros que tratam sobre assuntos pertinentes a essa pesquisa. Na construção de dados informativos foi aplicada uma entrevista junto ao diretor e uma professora, com experiência em educação especial e regular. A pesquisa foi complementada por meio de relatos de demais funcionários da unidade de ensino e de convivência. Acredita-se que este estudo oferecerá importantes contribuições quanto à inclusão escolar de qualidade e proporcionará aos professores oportunidade de reflexão quanto a sua prática pedagógica com um novo olhar e nova postura em relação à educação inclusiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2253
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons