Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2253
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ClaudiaMaianaSilva.pdf508,5 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRaposo, Mírian Barbosa Tavares-
dc.contributor.authorSilva, Claudia Maiana-
dc.identifier.citationSILVA, Claudia Maiana. A realidade educacional e a inclusão escolar. 2011. 69 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractAtualmente, as diversas demandas educacionais exigem que as escolas regulares estejam preparadas para receber alunos com necessidades educacionais especiais proporcionando-lhes uma educação de qualidade com condições igualitárias onde as diferenças são respeitadas no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como o processo de inclusão acontece numa escola da rede pública do Distrito Federal. O referencial teórico foi construído com o intuito de buscar embasamento para observar na prática educacional da escola como o processo de inclusão acontece. Buscamos embasamento através de pesquisas teóricas de Maciel, Barbato, Boaventura, Machado, Mittler, entre outros que tratam sobre assuntos pertinentes a essa pesquisa. Na construção de dados informativos foi aplicada uma entrevista junto ao diretor e uma professora, com experiência em educação especial e regular. A pesquisa foi complementada por meio de relatos de demais funcionários da unidade de ensino e de convivência. Acredita-se que este estudo oferecerá importantes contribuições quanto à inclusão escolar de qualidade e proporcionará aos professores oportunidade de reflexão quanto a sua prática pedagógica com um novo olhar e nova postura em relação à educação inclusiva.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleA realidade educacional e a inclusão escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-05T12:00:54Z-
dc.date.available2012-01-05T12:00:54Z-
dc.date.issued2012-01-05T12:00:54Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2253-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2253pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons