Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Raposo, Mírian Barbosa Tavares | - |
dc.contributor.author | Silva, Claudia Maiana | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Claudia Maiana. A realidade educacional e a inclusão escolar. 2011. 69 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Atualmente, as diversas demandas educacionais exigem que as escolas regulares estejam preparadas para receber alunos com necessidades educacionais especiais proporcionando-lhes uma educação de qualidade com condições igualitárias onde as diferenças são respeitadas no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como o processo de inclusão acontece numa escola da rede pública do Distrito Federal. O referencial teórico foi construído com o intuito de buscar embasamento para observar na prática educacional da escola como o processo de inclusão acontece. Buscamos embasamento através de pesquisas teóricas de Maciel, Barbato, Boaventura, Machado, Mittler, entre outros que tratam sobre assuntos pertinentes a essa pesquisa. Na construção de dados informativos foi aplicada uma entrevista junto ao diretor e uma professora, com experiência em educação especial e regular. A pesquisa foi complementada por meio de relatos de demais funcionários da unidade de ensino e de convivência. Acredita-se que este estudo oferecerá importantes contribuições quanto à inclusão escolar de qualidade e proporcionará aos professores oportunidade de reflexão quanto a sua prática pedagógica com um novo olhar e nova postura em relação à educação inclusiva. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | A realidade educacional e a inclusão escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-05T12:00:54Z | - |
dc.date.available | 2012-01-05T12:00:54Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-05T12:00:54Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2253 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2253 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|