Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22523
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaLuciaMalaquiasdaSilva_tcc.pdf412,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A família como parceira fundamental para o sucesso da educação escolar
Autor(es): Silva, Ana Lúcia Malaquias da
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Família e escola
Educação de crianças
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 7-Out-2019
Referência: SILVA, Ana Lúcia Malaquias da. A família como parceira fundamental para o sucesso da educação escolar. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Iuiu-BA, 2018.
Resumo: Compreender a relação família-escola torna-se imprescindível para a formação de uma pessoa. Quando há parcerias os resultados são notáveis. Assim, a participação da família no processo educativo traz mudanças significativas, observam-se muitos fracassos, que às vezes são difíceis de serem revertidos. Sendo assim, entende-se que, a educação oferecida na escola é atravessada por um complexo emaranhado de demandas, sendo necessária, para que haja qualidade no processo ensino-aprendizagem, essas parcerias, uma vez que, a família é a primeira instituição da qual a criança faz parte, exercendo uma influência significativa em sua vida, podendo, para tanto, ajudar bastante a escola no complexo papel de escolarizar. Com esse pressuposto, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar como a escola e a família, juntas, podem contribuir para o educar e cuidar das crianças na educação infantil, a proposta metodológica desta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com o propósito de investigar numa instituição infantil, de uma pequena cidade do interior da Bahia as relações mantidas entre família e escola, percebendo a implicância dessas relações na aprendizagem dos alunos. Os instrumentos utilizados foram entrevistas, aplicadas, para doze pais e quatro professoras, com perguntas e respostas abertas, sendo, posteriormente, feitas as cabíveis análises e apresentado o suposto resultado. A entrevista com perguntas abertas corrobora com a abordagem qualitativa, pois, dar margem para uma compreensão mais abrangente dos sujeitos envolvidos. Portanto, esta pesquisa suscitou nos envolvidos o quão é importante e determinante uma relação estreita entre família-escola, para o sucesso da educação escolar, sendo necessária estender essa discussão além desta pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons