Resumo: | Compreender a relação família-escola torna-se imprescindível para a formação de uma
pessoa. Quando há parcerias os resultados são notáveis. Assim, a participação da família no
processo educativo traz mudanças significativas, observam-se muitos fracassos, que às vezes são
difíceis de serem revertidos. Sendo assim, entende-se que, a educação oferecida na escola é
atravessada por um complexo emaranhado de demandas, sendo necessária, para que haja qualidade
no processo ensino-aprendizagem, essas parcerias, uma vez que, a família é a primeira instituição
da qual a criança faz parte, exercendo uma influência significativa em sua vida, podendo, para
tanto, ajudar bastante a escola no complexo papel de escolarizar. Com esse pressuposto, o objetivo
deste trabalho é identificar e analisar como a escola e a família, juntas, podem contribuir para o
educar e cuidar das crianças na educação infantil, a proposta metodológica desta pesquisa teve uma
abordagem qualitativa, com o propósito de investigar numa instituição infantil, de uma pequena
cidade do interior da Bahia as relações mantidas entre família e escola, percebendo a implicância
dessas relações na aprendizagem dos alunos. Os instrumentos utilizados foram entrevistas,
aplicadas, para doze pais e quatro professoras, com perguntas e respostas abertas, sendo,
posteriormente, feitas as cabíveis análises e apresentado o suposto resultado. A entrevista com
perguntas abertas corrobora com a abordagem qualitativa, pois, dar margem para uma compreensão
mais abrangente dos sujeitos envolvidos. Portanto, esta pesquisa suscitou nos envolvidos o quão é
importante e determinante uma relação estreita entre família-escola, para o sucesso da educação
escolar, sendo necessária estender essa discussão além desta pesquisa. |