Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22522
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaMariaPiresNeta_tcc.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorPires Neta, Ana Maria-
dc.identifier.citationPIRES NETA, Ana Maria. O lúdico, a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como temática o lúdico, a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança, com o objetivo de analisar a relação entre as atividades lúdicas, especialmente as brincadeiras, os brinquedos, e jogos e as aprendizagens de crianças. Buscando conhecer as concepções dos professores e o que consta nos documentos/planos da escola sobre lúdico, aprendizagem e desenvolvimento infantil. O trabalho teve como proposito expor reflexões sobre a importância das atividades lúdicas na Educação Infantil, fortalecendo, que, brincando as crianças constroem o mundo das ideias abstratas, além de vivenciarem experiências que enriquecem o seu conhecimento real e enriquecem a sua imaginação. Vale ressaltar que a ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem é o lúdico. O trabalho estruturou em uma abordagem qualitativa, os resultados obtidos por meio de técnica de pesquisa foram utilizados a observação, apoiada na aplicação de um questionário com dois educadores da educação infantil. Entende-se que a ludicidade é de fato bastante significativa no processo de aprendizagem, pois, considerando que esta acontece também por meio da vivência da experiência. Para que este processo aconteça de maneira relevante no ambiente escolar é necessário que a instituição de ensino, entendam a importância do tema, inserindo essas ideias no cotidiano escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleO lúdico, a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-07T13:46:43Z-
dc.date.available2019-10-07T13:46:43Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22522-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons