Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22521
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlcioneLacerdadaSilva_tcc.pdf844,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLacé, Andréia Mello-
dc.contributor.authorSilva, Alcione Lacerda da-
dc.identifier.citationSILVA, Alcione Lacerda da. Indisciplina em sala de aula nos 4º anos do ensino fundamental da escola municipal Lacerda de Matos. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante-GO, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou identificar os possíveis fatores que contribuem para a ocorrência da indisciplina em sala de aula, nas turmas de 4º anos A e B da Escola Municipal Lacerda de Matos. Por meio de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo no âmbito dos procedimentos, com pesquisa exploratória no tocante aos objetivos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário e a observação em sala de aula. Para melhor compreensão da ocorrência da indisciplina no âmbito escolar abordou-se a visão de quatro seguimentos que compõem a comunidade escolar: família, gestão, professores e alunos. Por meio dos dados coletados restou evidente que a indisciplina escolar ocorre devido a diversos fatores, como: ausência familiar na vida da criança/aluno falta de ludicidade na metodologia aplicada em sala de aula, dentre outros. A pesquisa demonstrou que a indisciplina vem aumentando a cada dia, fato este que vem trazendo sérias consequências no processo de aprendizagem dos educandos em sala de aula e ficando cada vez mais a mercê, pois muitos dos profissionais da área não conseguem identificar os seus sintomas e acabam podando o educando e contribuindo sucintamente para a prática indisciplinar e até mesmo evasão escolar, pois os mesmos a tem como falta de respeito às regras e normas estabelecidas pela instituição e falta de limites cometida pelo aluno devido ao seu convívio no dia a dia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordDisciplina escolarpt_BR
dc.titleIndisciplina em sala de aula nos 4º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Lacerda de Matospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-07T13:30:06Z-
dc.date.available2019-10-07T13:30:06Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22521-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present research aimed to identify the possible factors that contribute to the occurrence of indiscipline in the classroom, in the 4th grade classes A and B of the Municipal School Lacerda de Matos. Through a qualitative approach, with bibliographical research and field research in the scope of the procedures, with exploratory research regarding the objectives. The questionnaire and observation in the classroom was used as a data collection instrument. To better understand the occurrence of indiscipline in the school context, we seek to approach the vision of four segments that make up the school community: family, management, teachers and students. From the collected data it was evident that the school indiscipline occurs due to several factors, such as: family absence in the child / student life, lack of playfulness in the methodology applied in the classroom, among others. The research shows that the indiscipline is increased every day, a fact that has brought serious consequences in the learning process of students in the classroom, and getting at the mercy, since many of the professionals in the area can not identify their symptoms, and end up pruning the learner and contributing succinctly to the indisciplinary practice and even school dropout, as they have as a lack of respect the rules and norms established by the institution, lack of limits committed by the student due to their daily living.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons