Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2252
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AbiaFelixFaro.pdf617,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão escolar do deficiente intelectual : um olhar sobre a prática docente
Autor(es): Faro, Ábia Félix
Orientador(es): Silva, Geane de Jesus
Assunto: Deficientes mentais - educação
Educação inclusiva
Professores de educação especial - formação
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: FARO, Ábia Félix. A inclusão escolar do deficiente intelectual: um olhar sobre a prática docente. 2011. 64 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular, ainda hoje, tem encontrado inúmeras barreiras, sejam elas econômicas, sociais ou pedagógicas. Assim, o presente trabalho, cujo título, A inclusão escolar do deficiente intelectual: um olhar sobre a prática docente, caracterizado como um estudo de caso de natureza qualitativa tem como objetivo principal compreender como tem se configurado a prática docente em relação ao favorecimento, ou não, da inclusão de aluno deficiente intelectual (DI). Essa pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa de pesquisa que considera o sujeito como participante ativo no seu desenvolvimento e na interação com o meio em que está inserido, inclusive o pesquisador. Para tanto, os dados da pesquisa foram coletados com duas professoras que atuam junto ao aluno deficiente intelectual em uma escola do Paranoá, região administrativa do DF. Para isso, foram utilizadas para a construção de dados a entrevista semi-estruturada e a observação participante, posteriormente, analisadas à luz da teoria aqui apresentada. O estudo constatou, em consonância com a literatura, que a prática docente ainda precisa melhorar para a efetiva inclusão do aluno DI e que o nível de relação existente entre professor e aluno e destes entre si, tem influenciado na aprendizagem da turma de modo geral. Percebeu-se, ainda, que as professoras têm buscado uma qualificação profissional, através de cursos de capacitação e da pesquisa em sua área de atuação, embora, também tenham demonstrado que muitas vezes ainda encontram dificuldades para colocar em prática aquilo que aprenderam e se mostram inseguras quanto ao desempenho cognitivo desse aluno. Contudo, elas se percebem como agentes de mudanças em direção à inclusão de qualidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons