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dc.contributor.advisorSilva, Geane de Jesus-
dc.contributor.authorFaro, Ábia Félix-
dc.identifier.citationFARO, Ábia Félix. A inclusão escolar do deficiente intelectual: um olhar sobre a prática docente. 2011. 64 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular, ainda hoje, tem encontrado inúmeras barreiras, sejam elas econômicas, sociais ou pedagógicas. Assim, o presente trabalho, cujo título, A inclusão escolar do deficiente intelectual: um olhar sobre a prática docente, caracterizado como um estudo de caso de natureza qualitativa tem como objetivo principal compreender como tem se configurado a prática docente em relação ao favorecimento, ou não, da inclusão de aluno deficiente intelectual (DI). Essa pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa de pesquisa que considera o sujeito como participante ativo no seu desenvolvimento e na interação com o meio em que está inserido, inclusive o pesquisador. Para tanto, os dados da pesquisa foram coletados com duas professoras que atuam junto ao aluno deficiente intelectual em uma escola do Paranoá, região administrativa do DF. Para isso, foram utilizadas para a construção de dados a entrevista semi-estruturada e a observação participante, posteriormente, analisadas à luz da teoria aqui apresentada. O estudo constatou, em consonância com a literatura, que a prática docente ainda precisa melhorar para a efetiva inclusão do aluno DI e que o nível de relação existente entre professor e aluno e destes entre si, tem influenciado na aprendizagem da turma de modo geral. Percebeu-se, ainda, que as professoras têm buscado uma qualificação profissional, através de cursos de capacitação e da pesquisa em sua área de atuação, embora, também tenham demonstrado que muitas vezes ainda encontram dificuldades para colocar em prática aquilo que aprenderam e se mostram inseguras quanto ao desempenho cognitivo desse aluno. Contudo, elas se percebem como agentes de mudanças em direção à inclusão de qualidade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDeficientes mentais - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordProfessores de educação especial - formaçãoen
dc.titleA inclusão escolar do deficiente intelectual : um olhar sobre a prática docenteen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-05T11:55:53Z-
dc.date.available2012-01-05T11:55:53Z-
dc.date.issued2012-01-05T11:55:53Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2252-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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