Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, José Vieira de | - |
dc.contributor.author | Montijo, Carolina Magalhães | - |
dc.identifier.citation | MONTIJO, Carolina Magalhães. Ações e estratégias da gestão escolar no processo de inclusão. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante/GO, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão dos alunos com necessidades especiais passou a ser vista como a melhor maneira de
democratizar as oportunidades educacionais. O número de estudantes com algum tipo de
necessidade especial cresce a cada ano na rede regular de ensino, mas apesar do avanço, a maioria
continua sem ter seus direitos garantidos. O que foi assegurado pela constituição não é ainda
suficiente num país que atende precariamente as necessidades básicas de seu povo. A presente
pesquisa teve como foco investigar as ações e estratégias da gestão escolar no processo de inclusão
e utilizou-se de documentos e leis no que se refere a gestão escolar e inclusão. No entanto, só as
leis e a pedagogia não bastam para assegurar a educação como “direito de todos”, as pessoas
precisam mudar de atitude frente à deficiência, encontrar outros caminhos para assegurar a todos o
direito à educação. Por isso, devemos nos conscientizar de que as limitações impostas pela
deficiência não deve ser vista como impedimentos, pois está visão prejudica o desenvolvimento
individual que depende do convívio e da interação com o outro. A aplicação do questionário
possibilitou verificar a problemática da pesquisa que é se a escola está preparada para inclusão de
alunos com necessidade especiais e se os gestores escolares planejam ações e estratégias que
venham a garantir a inclusão destes alunos. Os dados alertam para uma escola com necessidade de
ações e estratégias dos gestores escolares, buscando colocar em prática uma educação de qualidade
para todos previstas em lei e buscar no Projeto Político Pedagógico proporcionar o direcionamento
de toda a equipe escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Ações e estratégias da gestão escolar no processo de inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T11:46:06Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07T11:46:06Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22516 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The inclusion of students with special needs has come to be seen as the best way to democratize
educational opportunities. The number of students with some special needs grows every year in the
regular education network, but despite the advance, most continue without having their rights
guaranteed. What has been ensured by the constitution is not yet sufficient in a country that
precariously meets the basic needs of its people. The present research aimed to investigate the
actions and strategies of school management in the inclusion process and used documents and laws
regarding school management and inclusion. However, only laws and pedagogy are not enough to
ensure education as "everyone's right", people need to change their attitude towards disability, find
other ways to assure everyone the right to education. Therefore, we must be aware that the
limitations imposed by disability should not be seen as impediments, because this vision harms the
individual development that depends on the interaction and interaction with the other. The
application of the questionnaire made it possible to verify the research problem that is if the school
is prepared to include students with special needs and if the school managers plan actions and
strategies that will guarantee the inclusion of these students. The data alert to a school with the
need for actions and strategies of school managers, seeking to put into practice a quality education
for all provided by law and seek in the Political Pedagogical Project to provide the guidance of all
school staff. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|