Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22505
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CeciliaFlorentinoFernandes_tcc.pdf460,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem da classificação de jogos e brincadeiras para suporte a intervenção pedagógica de professores de educação física
Autor(es): Fernandes, Cecilia Florentino
Orientador(es): Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro
Assunto: Brincadeiras
Jogos
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 4-Out-2019
Referência: FERNANDES, Cecilia Florentino. Modelagem da classificação de jogos e brincadeiras para suporte a intervenção pedagógica de professores de educação física. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O trabalho a seguir tem como objetivo propor uma classificação do grande universo de jogos e brincadeiras a partir de um conjunto de critérios originados da área da psicomotricidade, os quais permitem levar em consideração as características mais relevantes de cada atividade e as dimensões demandadas dos indivíduos em cada uma delas (Afetiva, Social, Cognitiva e Motora). Além disso, para efeito de testagem empírica do modelo, um banco de dados de mais de cem atividades variadas foi organizado a partir dos critérios estabelecidos. As dimensões foram combinadas e permutadas, dando origem a dezesseis novas categorias que guiarão o instrutor da atividade na seleção do conteúdo que melhor se adequa ao seu público, ambiente e objetivo. Afim de refinar e facilitar ainda mais a escolha do jogo e/ou brincadeira a ser executada, cada atividade contida neste trabalho foi analisada e definida como Cooperativo, Tradicional, Improviso, Percussão Corporal, Musicais, Mind Games, Pré-Desportivo, Competitivo, Jogos de Mesa, Jogos com Sons, Jogos com Água, Jogos com Lápis e Papel, Construção, Estratégico, Aprofundamento, Circo, Grupo, Educativo, Populares, Sensorial, Representação, Simbólico, Regras, ou Exercício.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons