Resumo: | O trabalho a seguir tem como objetivo propor uma classificação do grande universo de jogos e
brincadeiras a partir de um conjunto de critérios originados da área da psicomotricidade, os quais
permitem levar em consideração as características mais relevantes de cada atividade e as
dimensões demandadas dos indivíduos em cada uma delas (Afetiva, Social, Cognitiva e Motora).
Além disso, para efeito de testagem empírica do modelo, um banco de dados de mais de cem
atividades variadas foi organizado a partir dos critérios estabelecidos. As dimensões foram
combinadas e permutadas, dando origem a dezesseis novas categorias que guiarão o instrutor da
atividade na seleção do conteúdo que melhor se adequa ao seu público, ambiente e objetivo.
Afim de refinar e facilitar ainda mais a escolha do jogo e/ou brincadeira a ser executada, cada
atividade contida neste trabalho foi analisada e definida como Cooperativo, Tradicional,
Improviso, Percussão Corporal, Musicais, Mind Games, Pré-Desportivo, Competitivo, Jogos de
Mesa, Jogos com Sons, Jogos com Água, Jogos com Lápis e Papel, Construção, Estratégico,
Aprofundamento, Circo, Grupo, Educativo, Populares, Sensorial, Representação, Simbólico,
Regras, ou Exercício. |