Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22501
Título: | Considerações sobre a reificação da educação continuada orientada ao mundo do trabalho |
Autor(es): | Santos, Thainá Barbosa dos |
Orientador(es): | Souza, Rodrigo Matos de |
Assunto: | Educação permanente Educação para o trabalho Educação continuada |
Data de apresentação: | 11-Jul-2018 |
Data de publicação: | 4-Out-2019 |
Referência: | SANTOS, Thainá Barbosa dos. Considerações sobre a reificação da educação continuada orientada ao mundo do trabalho. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho final de graduação objetiva realizar algumas
considerações e apontamentos sobre a lacuna existente entre o que é
considerada uma educação integral e o entendimento a respeito da formação
orientada ao trabalho. A partir da pesquisa de estudos sobre a condição dos
processos de formação do trabalhador, o texto analisa o evento da reificação
na educação continuada que, motivada por um ciclo sistêmico mercadológico
com fim em si mesmo, considera a utilização da educação como ferramenta
para ascensão material-profissional e consequentemente evidencia a
desumanização das relações educacionais/trabalhistas, provocando outros
fenômenos de adoecimento social, como a constante competição, a violência
da comparação e a negligência aos aspectos humanos com a objetificação da
força de trabalho e a aplicação da economia do conhecimento. |
Resumén: | Este trabajo final de grado tiene como objetivo ensayar sobre el
hueco existente entre los que se considera una educación integral y el
entendimiento sobre la formación dirigida al trabajo. Desde una investigación
que cuestiona la condición del trabajador en procesos de formación, el texto
analisa el evento de la reificación de la educación permanente que, motivada
por un sistema del mercadeo, considera la utilización de la educación como
una herramienta para ascensión material-proficional y, em consecuencia,
evidencia la deshumanización de las relaciones educacionales/trabajistas,
provocando otros fenómenos de enfermedad social, como la constante
competición, la violencia de la comparación y la negligencia a los aspectos
humanos desde la objetificación de la fuerza de trabajo y las aplicación de
economia del conocimiento. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons