Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22501
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThainaBarbosadosSantos_tcc.pdf281,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Considerações sobre a reificação da educação continuada orientada ao mundo do trabalho
Autor(es): Santos, Thainá Barbosa dos
Orientador(es): Souza, Rodrigo Matos de
Assunto: Educação permanente
Educação para o trabalho
Educação continuada
Data de apresentação: 11-Jul-2018
Data de publicação: 4-Out-2019
Referência: SANTOS, Thainá Barbosa dos. Considerações sobre a reificação da educação continuada orientada ao mundo do trabalho. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho final de graduação objetiva realizar algumas considerações e apontamentos sobre a lacuna existente entre o que é considerada uma educação integral e o entendimento a respeito da formação orientada ao trabalho. A partir da pesquisa de estudos sobre a condição dos processos de formação do trabalhador, o texto analisa o evento da reificação na educação continuada que, motivada por um ciclo sistêmico mercadológico com fim em si mesmo, considera a utilização da educação como ferramenta para ascensão material-profissional e consequentemente evidencia a desumanização das relações educacionais/trabalhistas, provocando outros fenômenos de adoecimento social, como a constante competição, a violência da comparação e a negligência aos aspectos humanos com a objetificação da força de trabalho e a aplicação da economia do conhecimento.
Resumén: Este trabajo final de grado tiene como objetivo ensayar sobre el hueco existente entre los que se considera una educación integral y el entendimiento sobre la formación dirigida al trabajo. Desde una investigación que cuestiona la condición del trabajador en procesos de formación, el texto analisa el evento de la reificación de la educación permanente que, motivada por un sistema del mercadeo, considera la utilización de la educación como una herramienta para ascensión material-proficional y, em consecuencia, evidencia la deshumanización de las relaciones educacionales/trabajistas, provocando otros fenómenos de enfermedad social, como la constante competición, la violencia de la comparación y la negligencia a los aspectos humanos desde la objetificación de la fuerza de trabajo y las aplicación de economia del conocimiento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons