Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22499
Título: | Educação musical : uma experiência na educação infantil |
Autor(es): | Pucci, Rebeca de Oliveira Alves |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Música na educação Música e crianças Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 |
Data de apresentação: | Dez-2018 |
Data de publicação: | 4-Out-2019 |
Referência: | PUCCI, Rebeca de Oliveira Alves. Educação musical: uma experiência na educação infantil. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho investigou um processo de educação musical em uma turma da Educação Infantil de um colégio bilíngue do Distrito Federal. Teve como objetivo principal compreender os diferentes usos e funções da música nesse contexto. Buscou-se, por meio de observações, analisar em quais momentos a música se apresentava como educação musical ou como funções alheias. O trabalho foi dividido em quatro capítulos: O capítulo 1 realizou uma revisão de literatura sobre a Educação Infantil; O capítulo 2 realizou uma revisão de literatura sobre a Educação Musical; O capítulo 3 tratou da metodologia, a abordagem metodológica parte de uma pesquisa qualitativa por meio de observação participante, tendo como instrumentos principais os momentos em sala de aula eoutros momentos com a professora de música; O capítulo 4 finaliza com uma discussão e analise dos resultados. A pesquisa está fundamentada em pesquisas, na área de música, que se alicercem na teoria histórico-cultural de Vigotski e, utilizou como premissa de que todo ser humano é um ser musical. Conclui-se que a intencionalidade da forma como a música é utilizada pode variar nas suas funções. |
Abstract: | The present work has investigated the progress of the music education in a early chil-dhood education class of a bilingual school of the Federal District. Its main objective was to understand the different uses and functions of music, seeking, through obser-vations, to analyze in which moments the music presented itself as music education or as another functions. The work was divided into four chapters: Chapter 1 reviewed the literature about Early Childhood Education; Chapter 2 reviewed the literature about Music Education; Chapter 3 explain the methodology, the approach methodological part of a qualitative research through participant observation, taking into account as the main instruments the moments in the classroom and other moments with thetea-cher of the musical area; Chapter 4 Discussion and analysis of results. The research is based on the historical-cultural, in which it starts as a premise that every man is a musical being. Its concluded that the intencionality of the music can be used in various functions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons