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dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorSantos, Ketlen Lima dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Ketlen Lima dos. Educação em saúde na pré-escola: professores que apenas higienizam. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA história e grandes pensadores/pesquisadores como David J. Barker (1938- 2013) nos induzem a acreditar que higienizar a infância pareceu ser uma ótima medida para melhorar as condições de saúde da população brasileira, porém isso foi a um século atrás, pois esse projeto faria com que elas se tornassem agentes ativos em suas famílias e a longo prazo tornaram-se adultos bem orientados sobre saúde, entretanto,os professores e educadores não foram formados e capacitados para um ensino abrangente na temática e não houve um trabalho conjunto com os profissionais da saúde para complementar as ações educacionais tampouco nos séculos XIX e XX, e atualmente, século XXI,mesmo depois de um século e de diversas modificações nas diretrizes educacionais sobre o tema saúde, ainda não há formação adequada para os professores e os mesmos continuam a ensinar sobre conhecimentos empíricos e não focam no estímulo da autonomia da criança em ser agente da sua saúde em um contexto completo abrangendo saúde física, ambiental e psicossocial. Assim, o presente trabalho final de curso, procura apresentar dados de pesquisa quali-quantitativa no campo da educação em saúde na pré-escola, por meio da percepção de professoras que atuam no seguimento. Seu principal objetivo consistiu em buscar a percepção de professores da pré-escola sobre a importância dessa escola no processo de autonomia da criança sobre sua saúde. Para isso se utilizou como instrumento de geração de dados questionário que foi aplicada a uma amostra de 22 professoras que atuam no seguimento. As respostas obtidas foram organizadas em gráficos e aquelas que foram expressas possibilitaram entendimentos interpretativos que nos permitiu algumas conclusões, entre elas a preocupação das professoras com o desenvolvimento de hábitos de higiene pessoal das crianças como um dos poucos encaminhamentos de educação como contributo para a saúde.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - saúde e higienept_BR
dc.subject.keywordEducação sanitáriapt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleEducação em saúde na pré-escola : professores que apenas higienizampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T11:47:59Z-
dc.date.available2019-10-04T11:47:59Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22497-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1History and great thinkers/researchers such as David J. Barker (1938-2013) lead us to believe that sanitizing childhood seemed to be a great measure to improve the health conditions of the Brazilian population, but that was a century ago, since this the project would make them active agents in their families and in the long run became well-oriented adults on health, however, teachers and educators were not trained and trained for a comprehensive teaching on the subject and there was no working together with the health professionals to complement educational actions either in the nineteenth and twentieth centuries, and currently, in the twenty-first century, even after a century and several changes in educational guidelines on health, there is still no adequate training for teachers and they continue to teach about empirical knowledge and do not focus on stimulating the child's autonomy in being an agent of his health in a complete text covering physical, environmental and psychosocial health. Thus, the present final study seeks to present qualitative and quantitative research data in the field of health education in preschool, through the perception of teachers who work in the follow-up. Its main objective was to seek the perception of pre-school teachers about the importance of this school in the process of the child's autonomy over their health. For that, a questionnaire was used as a data generation tool that was applied to a sample of 22 teachers who work in the follow-up. The answers obtained were organized in graphs and those that were expressed enabled interpretative understandings that allowed us some conclusions, among them the concern of the teachers with the development of personal hygiene habits of children as one of the few referrals of education as a contribution to health.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22497-
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