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Título: O encontro de trajetórias : a escolarização do estudante autista na perspectiva de professores
Autor(es): Bellino, Thaynara Cristina D’ Fátima
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Autismo em crianças
Professores - formação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 3-Out-2019
Referência: BELLINO, Thaynara Cristina D’ Fátima. O encontro de trajetórias: a escolarização do estudante autista na perspectiva de professores. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar as práticas docentes em relação a escolarização do sujeito autista em uma escola pública localizada no Distrito Federal. Considera-se as vivências e formação dos professores, o comportamento do sujeito autista e a inclusão no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a qualitativa, utilizou-se métodos para essa metodologia, como: observações, entrevista e questionários. O aporte teórico fundamental para esta pesquisa, se refere ao estudo sobre autismo e educação inclusiva. O foco da análise dos dados, foi averiguar a relação das práticas dos professor relacionado com a escolarização do estudante autista, observando a relação professor-aluno e atividades propostas pelos professores. Os estudos desta pesquisa, percebe-se a importância da formação e os desafios enfrentados pelos professores considerando o efeito desse aspecto para o estudante autista. O resultado obtido nesta pesquisa informa que os professores não possuem preparação acadêmica para trabalhar com autista, ressalto que no trabalho pedagógico há divisão de alunos autistas e não autistas, além da escola não oferecer projetos de inclusão nem mesmo ações pedagógicas como o uso do material concreto no recreio. Percebe-se que a questão da escola pública é muito relevante no trabalho feito pelas professoras.
Abstract: This research intent to analyze the trajectory of the teachers in relation to the schooling of the autistic student in a public school located in the Federal District. It is considered the trajectory and graduation of the teachers, the behavior of the autistic person and the inclusion of this student in the school environment. The methodology used was qualitative, using methods for this methodology, such as: observations, interview and questionnaires. The fundamental theoretical contribution for this research, refers to the study on autism and inclusive education. The focus of the data analysis was to investigate the relation of the trajectory of the teacher related to the schooling of the autistic student, observing the teacher-student relationship and the activities proposed by the teachers. Considering the studies of this research, we realize the importance of the training and the challenges faced by the teachers considering the effect of this aspect for the autistic student. The result obtained in this research informs that teachers do not have academic preparation to work with autistic ones. It must be emphasized that in the pedagogical work there is a division of autistic and non-autistic students, besides the school does not offer inclusion projects or even pedagogical actions such as the usage of concrete material in the playground. It is noticed that the question of the public school is very relevant in the work done by theteachers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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