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Título: Quem são e o que fazem os orientadores educacionais das escolas públicas do Distrito Federal?
Autor(es): Oliveira, Lana Rodrigues
Orientador(es): Freitas, Maria da Conceição da Silva
Assunto: Orientação educacional
Escolas públicas
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 3-Out-2019
Referência: OLIVEIRA, Lana Rodrigues. Quem são e o que fazem os orientadores educacionais das escolas públicas do Distrito Federal?. 2018. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho de final de curso teve como objetivo conhecer quem são e o que fazem os Orientadores Educacionais das escolas públicas do Distrito Federal, fazendo um parâmetro entre a teoria, as legislações e a prática. Considerando o histórico de implementação da orientação no Brasil, articulando com a prática atual na Secretaria de Educação do DF, a pesquisa foi desenvolvida por meio de um levantamento de referencial teórico e legal para fundamentação. A partir da pesquisa qualitativa, foram selecionadas três orientadoras atuantes em duas regiões administrativas de grande crescimento populacional, que posteriormente foram entrevistadas, com perguntas geradoras sobre a prática na atualidade. Com a coleta dos dados e a análise dos mesmos, percebeu-se que a orientação ainda busca o reconhecimento do seu papel dentro das instituições de ensino, no DF, devido ao fato de que algumas das orientadoras receberem no SOE, alunos com problemas que poderiam ser resolvidos em sala de aula pelo professor, também pelo fato de uma das orientadoras ter que apresentar anualmente aos novos professores da instituição, qual o seu papel. Percebi também que há uma sobrecarga no trabalho do orientador, pela falta de assistência das chamadas redes de apoio e das famílias das crianças. Todavia, destaca-se como diferencial, o trabalho dos orientadores nos projetos educacionais.
Abstract: This end-of-course work had as objective, to know who are and what do the Educational Advisors of the public schools of the Federal District, making a parameter between theory, legislation and practice. Considering the history of orientation implementation in Brazil, articulating with the current practice in the DF's education department. The research was developed by means of a theoretical and legal referential survey for grounding. Three active counselors were selected in two administrative regions of great population growth, which were later interviewed, in a qualitative approach, with generating questions about current practice. With the data collection and the analysis of the data, it was noticed that the orientation still seeks recognition of its role within the educational institutions, due to the fact that some of the counselors receive in the SOE, students with problems that could be solved in teacher, also because one of the counselors has to present each year to the new teachers of the institution, what is their role. I also noticed that there is an overload in the counselor's work, the lack of assistance from so-called support networks and the families of the children.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22489
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