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https://bdm.unb.br/handle/10483/22488
Título: | Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento |
Autor(es): | Campos, Lorrane Romualdo |
Orientador(es): | Oliveira, Paula Gomes de |
Assunto: | Jogos educativos Alfabetização Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 3-Out-2019 |
Referência: | CAMPOS, Lorrane Romualdo. Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento. 2018. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho buscou investigar de que maneira os jogos educativos contribuem no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais, especificamente em duas turmas de 1º ano e uma do 2º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: analisar como os alunos dos anos iniciais interagem com os jogos educativos propostos em sala; apresentar os jogos educativos com um elemento que contribuiu para o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais; entender a percepção da professora em relação aos jogos educativos. Portanto, foi realizado um diário de campo, observação participante e uma entrevista semiestruturada com a professora dos alunos. Os resultados da pesquisa de base qualitativa foram encontrados nas respostas da professora e nos autores que compõem este trabalho, sendo a principal autora utilizada, Tizuko Kishimoto, que é uma pesquisadora dessa temática de jogos e também autores como Goulart e Mortatti que tratam da alfabetização. Com essa pesquisa foi importante perceber o trabalho com o jogo e suas contribuições na aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | The present work sought to investigate how educational games contribute to the process of literacy and literacy in the initial years, in the two classes of the first year and one of the second year of Elementary School. The specific objectives are: to evaluate how the students of the years begin the interaction with the educational games proposed in the classroom; presentation of educational games with an element that contributes to the process of literacy and literacy in the early years; Understand the teacher's perception of educational games. Therefore, a field diary, participant observation, and a semistructured interview with a student teacher were conducted. The results of the research were qualitative and were found in the answers of the teachers and authors that compose this work, being one of the main authors, Tizuko Kishimoto, who is a game researcher and also author like Goulart and Mortatti who deal with literacy. With this research it was important to realize the work with the game and its abilities in student learning. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22488 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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