Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Maia, Hélio José Santos | - |
dc.contributor.author | Rocha, Julyane Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Julyane Ribeiro. Espaços não formais de educação: uma percepção docente no ensino-aprendizagem da criança na educação infantil. 2018. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Espaços não formais de educação : uma percepção docente no ensino-aprendizagem da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T12:04:48Z | - |
dc.date.available | 2019-10-03T12:04:48Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22487 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Os espaços não formais de educação, compreendidos como lugares fora do
ambiente escolar, são locais que também podem se tornar cenários de educação e
contribuir, auxiliar e/ou complementar a aprendizagem. O presente estudo objetivou
examinar a intenção de professores da educação infantil quando estes propõem uma
visita a um espaço não formal de educação, assim como identificar as dificuldades
enfrentadas pelos professores para fazerem uso desses espaços. Para alcançar os
objetivos proposto, o trabalho foi dividido em três capítulos. O primeiro aborda as
delimitações de pesquisa; o segundo uma fundamentação teórica sobre educação
não formal na educação infantil e por fim, no terceiro capítulo uma análise de dados
e resultados. Para fundamentar teoricamente a pesquisa foram utilizados alguns
teóricos, dentre eles: Ghon (2006), Garcia (2015), Jacobucci (2008), Libâneo (2010)
e Oliveira (2011). O trabalho tem uma abordagem qualitativa e os instrumentos
utilizados na pesquisa foram questionário e entrevista com professores da Educação
Infantil, juntamente com uma análise bibliográfica do assunto em questão. Os
resultados da pesquisa permitiram constatar que professores fazem uso de espaços
não formais com foco na aprendizagem dos alunos, apesar de enfrentarem algumas
dificuldades de gestão. Identificamos também como um ponto chave da pesquisa a
importância da intencionalidade e planejamento para o uso de espaços não formais
voltados para a educação. A visita a um zoológico, por exemplo, pode se tratar de
uma educação formal em um espaço não formal, a depender da intencionalidade e
planejamento da docente. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22487 | - |
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