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dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorRocha, Julyane Ribeiro-
dc.identifier.citationROCHA, Julyane Ribeiro. Espaços não formais de educação: uma percepção docente no ensino-aprendizagem da criança na educação infantil. 2018. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação não-formalpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleEspaços não formais de educação : uma percepção docente no ensino-aprendizagem da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-03T12:04:48Z-
dc.date.available2019-10-03T12:04:48Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22487-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract2Os espaços não formais de educação, compreendidos como lugares fora do ambiente escolar, são locais que também podem se tornar cenários de educação e contribuir, auxiliar e/ou complementar a aprendizagem. O presente estudo objetivou examinar a intenção de professores da educação infantil quando estes propõem uma visita a um espaço não formal de educação, assim como identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores para fazerem uso desses espaços. Para alcançar os objetivos proposto, o trabalho foi dividido em três capítulos. O primeiro aborda as delimitações de pesquisa; o segundo uma fundamentação teórica sobre educação não formal na educação infantil e por fim, no terceiro capítulo uma análise de dados e resultados. Para fundamentar teoricamente a pesquisa foram utilizados alguns teóricos, dentre eles: Ghon (2006), Garcia (2015), Jacobucci (2008), Libâneo (2010) e Oliveira (2011). O trabalho tem uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados na pesquisa foram questionário e entrevista com professores da Educação Infantil, juntamente com uma análise bibliográfica do assunto em questão. Os resultados da pesquisa permitiram constatar que professores fazem uso de espaços não formais com foco na aprendizagem dos alunos, apesar de enfrentarem algumas dificuldades de gestão. Identificamos também como um ponto chave da pesquisa a importância da intencionalidade e planejamento para o uso de espaços não formais voltados para a educação. A visita a um zoológico, por exemplo, pode se tratar de uma educação formal em um espaço não formal, a depender da intencionalidade e planejamento da docente.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22487-
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