Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22485
Título: | Corporeidade, cultura popular e educação na perspectiva de estudantes do ensino médio |
Autor(es): | Sousa, Ellen Brito de |
Orientador(es): | Nunes, Alia Maria Barrios González |
Assunto: | Cultura popular Ensino médio Corpo e mente |
Data de apresentação: | Dez-2018 |
Data de publicação: | 2-Out-2019 |
Referência: | SOUSA, Ellen Brito de. Corporeidade, cultura popular e educação na perspectiva de estudantes do ensino médio. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso buscou pesquisar a corporeidade, a
cultura popular e a educação na perspectiva de estudantes de Ensino Médio, visto
que se trata de um tema atual na educação, porém com poucas referências.
Buscamos levantar as percepções dos estudantes sobre os temas de corporeidade e
cultura popular, que são pouco abordados na educação. Com base em Wallon,
Vigostski e Paulo Freire, através do materialismo histórico-dialético, o objetivo geral
foi analisar as percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a articulação entre
corporeidade, cultura popular e educação, a partir de sua participação em um projeto
comunitário de cultura popular denominado Grupo Junino Arrasta-pé, destacando
suas possíveis implicações em nível de desenvolvimento. O estudo empírico ocorreu
por meio de entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com quatro (4) estudantes
do Ensino Médio, integrantes do Grupo Junino Arrasta-pé. Os resultados do estudo
apontam que a participação dos jovens no grupo contribuiu na superação de timidez,
reconhecimento dos movimentos culturais, respeito ao próximo, vivências de outras
realidades e desenvolvimento de suas potencialidades. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons