Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22482
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JeanBarbosaDosSantos_tcc.pdf677,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento e ludicidade : concepções e práticas de professoras de educação infantil
Autor(es): Santos, Jean Barbosa dos
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Letramento
Educação de crianças
Atividades lúdicas
Data de apresentação: Dez-2018
Data de publicação: 2-Out-2019
Referência: SANTOS, Jean Barbosa dos. Letramento e ludicidade: concepções e práticas de professoras de educação infantil. 2018. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo se insere no campo da Educação Infantil, tendo como foco o ensino da linguagem escrita nessa etapa educativa. Seu objetivo geral é: Analisar as concepções e práticas de professoras da Educação Infantil sobre a ludicidade no letramento. Para a realização do estudo, tomou-se como fundamentação teórica autores, tais como Luckesi (2002; 2014), Massa (2014), Kishimoto (2003; 2017), Huizinga (2007) e Vigotski (2008) para abordar a ludicidade e suas relações com o desenvolvimento infantil e a educação de crianças pequenas. Também compõe essa fundamentação Soares e seus estudos referentes ao letramento e sua relação com a educação, além de Bassedas, Huguet e Solé (1999) para abordar a Educação Infantil. O estudo empírico contou com a realização de visitas a um jardim de infância da do Distrito Federal, onde foram realizadas observações participantes, entrevistas com quatro professoras e a análise do projeto político-pedagógico da escola. Esse estudo ocorreu de abril a julho e retomado em outubro e novembro de 2018. Os resultados mostram que as professoras defendem o letramento na educação infantil, desde que ocorra respeitando a infância e brincar. A ludicidade é por elas tida como eixo das práticas pedagógicas e que tem grande valor na Educação Infantil. Também se concluiu que as atividades de letramento se concentram mais em momentos conduzidos pelas docentes do que em atividades espontâneas das crianças. Apesar disso, foram observadas atividades em que tanto a ludicidade quanto o letramento estiveram presentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons