Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Araújo, Gleice Kessya Gomes de | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Gleice Kessya Gomes de. Leitura de literatura em sala de aula: caminhos para formar bons leitores. 2018. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta contribuições de como realizar, em sala de aula,
leitura de livros literários infantis e o papel do professor como mediador do processo
de alfabetização e letramento das crianças. Nesta perspectiva, foi utilizado como
referencial teórico para se referir ao ensino de leitura em sala de aula Rouxel (2013).
Abramovich (1997), Chrispim (2013), Dalvi (2013) e outros que citaram a importância
da leitura prazerosa desde a infância, tendo o professor como um dos responsáveis
por despertar esse encantamento nos alunos. Serão apresentadas dez teses
propostas por Vitor Manuel de Aguiar e Silva, que pretendem orientar professores a
desenvolverem técnicas de ensino mais eficazes em sala de aula. Será pesquisada
também a maneira como uma escola particular do Distrito Federal proporciona o
desenvolvimento da alfabetização e o letramento por meio da leitura de livros
literários. Foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa. Foram aplicados
questionários às professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental. Com base
nas análises dos questionários, foi possível constatar que o ensino de leitura de
literatura em sala de aula com uma mediação eficaz do docente, constitui leitores
competentes, críticos e autônomos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - livros e leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores alfabetizadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.title | Leitura de literatura em sala de aula : caminhos para formar bons leitores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-02T11:26:07Z | - |
dc.date.available | 2019-10-02T11:26:07Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22480 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work is made up of classrooms, reading of children's literary books and
the role of the teacher as mediator of the process of literacy of children. In this
perspective, it was used as a theoretical reference to refer to teaching reading in
classroom Rouxel (2013). Abramovich (1997), Chrispim (2013), Dalvi (2013) and
others who have cited the importance of reading pleasure from childhood, with the
teacher as responsible for awakening this enchantment in students. They will be
approached by the theses of Vitor Manuel de Aguiar e Silva, who intend to guide
teaching techniques later in the classroom. It will also be investigated how a private
school in the Federal District provides literacy by reading literary books. Qualitative
approach research was carried out. Questionnaires were used to teachers of the first
year of elementary school. Based on the analysis of the questionnaires, it was
possible that the teaching of reading continued in the classroom with an effective
mediation of teaching, on the competence of readers, critical and autonomous. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|