Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Maia, Hélio José Santos | - |
dc.contributor.author | Serêjo, Elen Sena | - |
dc.identifier.citation | SERÊJO, Elen Sena. A representação social de morte para crianças da pré-escola do ensino público do Distrito Federal. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo tem como proposta apresentar dados de pesquisa e suas análises na educação
infantil de uma escola pública do DF, cujo principal objetivo é conhecer representações sociais da
morte em crianças pequenas para se analisar o que as determinam e influenciam. O pressuposto da
pesquisa é que a experiência pregressa e a maturidade dos indivíduos podem modelar o entendimento
sobre morte. Como principal referencial teórico foram utilizadas as teorias dos estágios de
desenvolvimento de Piaget e de Bronfenbrenner dos ecossistemas sócio-culturais. Como metodologia
foi apresentada uma história infantil em que o personagem principal morria, a partir daí, foi solicitado
aos alunos que criassem a maneira que explicasse como o personagem morreu e desenhassem. Este
desenho foi utilizado como ponto inicial para entrar no assunto morte, com uma entrevista
semiestruturada em seguida. Foram entrevistados 32 alunos, entre 4 e 5 anos de idade, durante o
segundo semestre de 2018. A partir das respostas das crianças se realizaram as análises utilizando
técnicas de análise de conteúdo de Bardin. Como resultados e conclusões é possível identificar a
influência das experiências pregressas das crianças nas suas representações, assim como a
procedência social das mesmas e o grau de maturidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Morte - aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emoções nas crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | A representação social de morte para crianças da pré-escola do ensino público do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-02T11:12:43Z | - |
dc.date.available | 2019-10-02T11:12:43Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22478 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The child, when he has his first contact with the school, carries with him a bag of knowledge acquired
during his life experiences, and even his maturity can influence the world's understanding. The
purpose of this study is to present research data and analyzes carried out with children from a public
school in the Federal District, Brazil, whose main objective is to understand social representations of
death in children in early childhood to analyze what determines and influences them. The assumption
of the research is that past experience and maturity of individuals can shape the understanding about
death. As the main theoretical reference, the theories of the stages of development of Piaget and
Bronfenbrenner of the socio-cultural ecosystems were used. As a methodology was presented a
children's story in which the main character died, from there, students were asked to create the way
that explained how the character died and draw. This drawing was used as a starting point to get into
the subject of death, with a semistructured interview then. Thirty-two students, aged 4 to 5 years, were
interviewed during the second half of 2018. Based on the children's answers, the analyzes were
performed using Bardin content analysis techniques. As results and conclusions, it is possible to
identify the influence of children's previous experiences in their representations, as well as their social
origin and degree of maturity. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22478 | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|