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dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorSerêjo, Elen Sena-
dc.identifier.citationSERÊJO, Elen Sena. A representação social de morte para crianças da pré-escola do ensino público do Distrito Federal. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo tem como proposta apresentar dados de pesquisa e suas análises na educação infantil de uma escola pública do DF, cujo principal objetivo é conhecer representações sociais da morte em crianças pequenas para se analisar o que as determinam e influenciam. O pressuposto da pesquisa é que a experiência pregressa e a maturidade dos indivíduos podem modelar o entendimento sobre morte. Como principal referencial teórico foram utilizadas as teorias dos estágios de desenvolvimento de Piaget e de Bronfenbrenner dos ecossistemas sócio-culturais. Como metodologia foi apresentada uma história infantil em que o personagem principal morria, a partir daí, foi solicitado aos alunos que criassem a maneira que explicasse como o personagem morreu e desenhassem. Este desenho foi utilizado como ponto inicial para entrar no assunto morte, com uma entrevista semiestruturada em seguida. Foram entrevistados 32 alunos, entre 4 e 5 anos de idade, durante o segundo semestre de 2018. A partir das respostas das crianças se realizaram as análises utilizando técnicas de análise de conteúdo de Bardin. Como resultados e conclusões é possível identificar a influência das experiências pregressas das crianças nas suas representações, assim como a procedência social das mesmas e o grau de maturidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMorte - aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.keywordEmoções nas criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleA representação social de morte para crianças da pré-escola do ensino público do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-02T11:12:43Z-
dc.date.available2019-10-02T11:12:43Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22478-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The child, when he has his first contact with the school, carries with him a bag of knowledge acquired during his life experiences, and even his maturity can influence the world's understanding. The purpose of this study is to present research data and analyzes carried out with children from a public school in the Federal District, Brazil, whose main objective is to understand social representations of death in children in early childhood to analyze what determines and influences them. The assumption of the research is that past experience and maturity of individuals can shape the understanding about death. As the main theoretical reference, the theories of the stages of development of Piaget and Bronfenbrenner of the socio-cultural ecosystems were used. As a methodology was presented a children's story in which the main character died, from there, students were asked to create the way that explained how the character died and draw. This drawing was used as a starting point to get into the subject of death, with a semistructured interview then. Thirty-two students, aged 4 to 5 years, were interviewed during the second half of 2018. Based on the children's answers, the analyzes were performed using Bardin content analysis techniques. As results and conclusions, it is possible to identify the influence of children's previous experiences in their representations, as well as their social origin and degree of maturity.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22478-
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