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dc.contributor.advisorSantos, Rita Silvana Santana dos-
dc.contributor.authorSouza, Ana Paula Gomes de-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Paula Gomes de. Educação ambiental e inclusão escolar de alunos com autismo: uma relação possível e necessária. 2018. 57 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo abordar as contribuições da educação ambiental para inclusão escolar de alunos com autismo. O contexto da pesquisa se concentra em analisar os documentos norteadores, as práticas pedagógicas e a percepção docente em uma escola de Educação Infantil, localizada em Brasília-DF, a qual possui em sua prática educativa e curricular os ideais de Educação Ambiental como ação inclusiva e interdisciplinar. A partir de entrevistas, observações e análise documental, é possível entender a educação ambiental como meio de consideráveis possibilidades para a inclusão de alunos com autismo, agindo como fator de ressignificação de suas potencialidades e possibilidades no contexto escolar. Conclui-se a pesquisa apontando Educação Ambiental, Inclusão e Autismo como uma relação não só possível, mas necessária para se alcançar uma realidade educativa e socioambiental sustentável e emancipadora do ser humano.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.titleEducação ambiental e inclusão escolar de alunos com autismo : uma relação possível e necessáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T13:23:12Z-
dc.date.available2019-10-01T13:23:12Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22476-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to address the contributions of environmental education to the inclusion of students with autism. The context of the research focuses on analyzing the reality and understanding of the teachers who work in the Kindergarten located in Asa Norte, Brasília-DF, which has in its educational and curricular practice the ideas of Environmental Education as an inclusive and interdisciplinary action. The data obtained from interviews and observations show environmental education as a means of considerable possibilities for the inclusion of students with autism acting as a means of re - signification of their potentialities and possibilities in the school context. The research concludes that Environmental Education, Inclusion and Autism as a relationship not only possible but necessary to achieve a sustainable educational and socioenvironmental reality and emancipating the human being.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22476-
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