Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AdallydaMessiasAlves_tcc.pdf967,61 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorAlves, Adállyda Messias-
dc.identifier.citationALVES, Adállyda Messias. O que pensam estudantes do bloco inicial de alfabetização sobre a avaliação para as aprendizagens?. 2018. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAvaliar as aprendizagens dos estudantes é uma prática histórica no processo de escolarização, seja na educação básica ou na superior. Assim, com o intuito de contribuir para ampliar o debate sobre essa categoria do trabalho pedagógico na escola, parto do pressuposto de que as práticas avaliativas vivenciadas por crianças em processo de alfabetização interferem em suas construções sobre a escola. A partir disso, este estudo tem o intuito de, analisar as percepções de estudantes do 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização acerca da avaliação para as aprendizagens e suas influências sobre a visão que eles têm sobre a escola. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso. Para levantar os dados utilizei observação de aulas para conhecer o campo pesquisado, questionário para caracterizar os estudantes, contação de história seguida da técnica do desenho projetivo, grupo focal e análise do projeto político-pedagógico da escola. Para contribuir com os pilares teóricos deste trabalho, conto com Villas Boas (2008), Derdyk (1989) e as Diretrizes da Secretaria do Estado de Educação, referências para as escolas públicas do Distrito Federal. No transcorrer do texto, com base nos dados obtidos é possível notar que estudantes do 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização, mesmo com proposta pedagógica diferenciada, organização em ciclo para as aprendizagens que pressupõe progressão continuada e avaliação formativa, as práticas avaliativas ainda são fortemente influenciadas pela lógica da seriação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleO que pensam estudantes do bloco inicial de alfabetização sobre a avaliação para as aprendizagens?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T12:17:03Z-
dc.date.available2019-10-01T12:17:03Z-
dc.date.submitted2018-12-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22472-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Evaluating student's learning is a historical practice in the schooling process, whether in primary or higher education. So, in order to contribute to expand the debate about this category of pedagogical work in school, I assume that the evaluation practices experienced by children in the process of literacy interfere in their constructions on the school. From this, this study has the objective of analyze the perceptions of students in the 3rd year of the Initial Block of Literacy about the evaluation for learning and their influence on the vision they have about the school. The qualitative approach research was developed through Case Study. To collect the data, I used class observation to know the field, questionnaire to characterize the students, story counting followed by the projective drawing technique, focus group, and analysis of the school's political-pedagogical project. To contribute to the theoretical pillars of this work, I have Villas Boas (2008), Derdyk (1989) and the State Department of Education Guidelines, references to public schools in Distrito Federal. In the advancement of the text, based on the data obtained, it is possible to note that students in the 3rd year of the Initial Literacy Block, even with a differentiated pedagogical proposal, a cycle organization for learning that presupposes continuous progression and formative evaluation, influenced by the logic of serialization.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons