Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22466
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HugoDaCruzGomes_tcc.pdf4,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Essências : propostas de atividades experimentais contextualizadas para introdução a Química Orgânica no ensino médio
Autor(es): Gomes, Hugo da Cruz
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Coorientador(es): Martins, Paula Melo
Assunto: Química - estudo e ensino
Química orgânica
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 30-Set-2019
Referência: GOMES, Hugo da Cruz. Essências: propostas de atividades experimentais contextualizadas para introdução a Química Orgânica no ensino médio. 2018. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A falta de diálogo com os demais conteúdos de Química e a descontex-tualização tem sido apontados como dificuldades recorrentes no Ensino de Química Orgânica no Ensino Médio. Este trabalho teve por objetivo a elaboração e análise de atividades experimentais e texto didático com a temática essências. Foram desen-volvidos no Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química da UnB experimentos utilizando cascas de mexerica, canela, folhas de hortelã e essência de lavanda. Os materiais são de baixo custo, os procedimentos simples e permitem estudar proprie-dades de substâncias orgânicas a partir de experiências sensoriais. A construção do material didático foi realizada a partir de quatro etapas: Primeiras apropriações teóri-cas e sugestões; Experimentação, consolidação dos estudos teóricos e reflexões; Elaboração do Texto Didático de Apoio ao Professor e, Análise do conteúdo do tex-to. O material textual é dividido em duas partes. Na parte primeira parte, há quatro propostas de atividades experimentais contextualizadas utilizando materiais de baixo custo e adequadas ao tempo de aulas na Educação Básica. Na segunda parte, há um texto sobre a relação entre o pensar e o fazer do químico e sua importância no contexto da Química Orgânica. Na subseção Explorando os constituintes das subs-tâncias odoríferas, mostraram-se representações dos constituintes das substâncias limoneno, mentol, cinamaldeído e acetato de linalilo. Em cada experimento, discuti-ram-se relações entre a obtenção e utilização das essências em sistemas produtivos como no embalsamamento de faraós, por exemplo. Analisou-se o material com base em referenciais teóricos da área de Ensino de Química e nos PCN+. Conforme os PCN+, a contextualização sociocultural transcende o domínio específico de uma úni-ca disciplina. Além disso, valoriza o conhecimento científico-tecnológico enquanto produção humana seja nos campos cultural, político e econômico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22466
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons