Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Roberto Ribeiro da | - |
dc.contributor.author | Gomes, Hugo da Cruz | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Hugo da Cruz. Essências: propostas de atividades experimentais contextualizadas para introdução a Química Orgânica no ensino médio. 2018. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A falta de diálogo com os demais conteúdos de Química e a descontex-tualização tem sido apontados como dificuldades recorrentes no Ensino de Química Orgânica no Ensino Médio. Este trabalho teve por objetivo a elaboração e análise de atividades experimentais e texto didático com a temática essências. Foram desen-volvidos no Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química da UnB experimentos utilizando cascas de mexerica, canela, folhas de hortelã e essência de lavanda. Os materiais são de baixo custo, os procedimentos simples e permitem estudar proprie-dades de substâncias orgânicas a partir de experiências sensoriais. A construção do material didático foi realizada a partir de quatro etapas: Primeiras apropriações teóri-cas e sugestões; Experimentação, consolidação dos estudos teóricos e reflexões; Elaboração do Texto Didático de Apoio ao Professor e, Análise do conteúdo do tex-to. O material textual é dividido em duas partes. Na parte primeira parte, há quatro propostas de atividades experimentais contextualizadas utilizando materiais de baixo custo e adequadas ao tempo de aulas na Educação Básica. Na segunda parte, há um texto sobre a relação entre o pensar e o fazer do químico e sua importância no contexto da Química Orgânica. Na subseção Explorando os constituintes das subs-tâncias odoríferas, mostraram-se representações dos constituintes das substâncias limoneno, mentol, cinamaldeído e acetato de linalilo. Em cada experimento, discuti-ram-se relações entre a obtenção e utilização das essências em sistemas produtivos como no embalsamamento de faraós, por exemplo. Analisou-se o material com base em referenciais teóricos da área de Ensino de Química e nos PCN+. Conforme os PCN+, a contextualização sociocultural transcende o domínio específico de uma úni-ca disciplina. Além disso, valoriza o conhecimento científico-tecnológico enquanto produção humana seja nos campos cultural, político e econômico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química orgânica | pt_BR |
dc.title | Essências : propostas de atividades experimentais contextualizadas para introdução a Química Orgânica no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-30T14:17:49Z | - |
dc.date.available | 2019-09-30T14:17:49Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22466 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Martins, Paula Melo | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22466 | - |
Aparece na Coleção: | Química
|