Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_KaioAlencarSantiagoGuedes_tcc.pdf816,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de manteiga (quase) artesanal : o uso de aparatos tecnológicos e de conhecimento da Ciências
Autor(es): Guedes, Kaio Alencar Santiago
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Derivados do leite
Reações químicas
Alimentos - composição
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 26-Set-2019
Referência: GUEDES, Kaio Alencar Santiago. Produção de manteiga (quase) artesanal: o uso de aparatos tecnológicos e de conhecimento da Ciências. 2019. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse trabalho trata de uma pesquisa referente à produção da manteiga, envolvendo os mais diferentes aspectos dela como: sua história, consumo, aspectos nutricionais e sua produção com os processos científicos e tecnológicos, e o conhecimento dos que se utilizam desses aparatos. Nessa perspectiva, investigou-se todo o processo de sua produção, as técnicas utilizadas e também buscou-se entender como uma empresa de pequeno porte, que fabrica manteiga, interage com os conhecimentos de cunho científico e tecnológico. Além disso, analisamos o regulamento e técnicas da sua produção, segundo a legislação, para comparar com o produtor de grande porte, ou as empresas de laticínio. O estudo foi feito por meio da pesquisa de campo com o auxílio de um roteiro de visita e entrevista. O trabalho foi conduzido de modo a resgatar o conhecimento popular relacionado com o conhecimento químico inserido no contexto daqueles que trabalham em uma linha de produção.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22457
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons