Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2245
Título: | Considerações de uma pedagoga sobre música na educação infantil |
Autor(es): | Oliveira, Andressa Vieira de |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Professores - formação Educação de crianças Música na educação |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 5-Jan-2012 |
Referência: | OLIVEIRA, Andressa Vieira de. Considerações de uma pedagoga sobre música na educação infantil. 2011. 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho surgiu como resultado dos Projetos 3 e 4 que desenvolvi na área de atividade musical, área até então pouco explorada, enquanto projeto, na Faculdade de Educação. A partir desses Projetos, e da minha inserção na prática, aprofundei meus estudos e pesquisas sobre que tipo de educação musical está sendo desenvolvida nas instituições de Educação Infantil. Proponho uma reflexão sobre a formação de pedagogos nessa área e analiso as concepções de música, criança e do papel do educador nesse processo, sugerindo, como pedagoga que sou, alternativas de atuação nesse contexto. Procuro demonstrar, com base na psicologia histórico-cultural, que o pedagogo também é parte responsável pelo desenvolvimento musical na infância e que precisa ter mais consciência sobre sua ação, já que as atividades musicais fazem parte do dia a dia escolar. Afirmo o trabalho nessa área como processo e não como produto como vem sendo utilizada no contexto escolar nos dias de hoje, o que transforma a música, de mera auxiliar de outras disciplinas, em conhecimento e como experiência única e singular, ou seja, parte da cultura humana que é e que deve fazer parte do dia a dia dos educandos em todos os níveis de escolaridade, com base em uma intencionalidade docente objetivando o desenvolvimento musical de cada pessoa. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2245 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons