Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22447
Título: | A busca pela alfabetização científica na EJA por meio da temática automedicação |
Autor(es): | Valadares, Deborah da Silva |
Orientador(es): | Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 24-Set-2019 |
Referência: | VALADARES, Deborah da Silva. A busca pela alfabetização científica na EJA por meio da temática automedicação. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O desenvolvimento de aulas que despertem o interesse dos estudantes pela Ciência é o objetivo
de muitos profissionais do ensino. O ensino contextualizado mostra-se como uma forma eficiente
no alcance deste objetivo, que pode também promover a alfabetização científica (AC). O presente
trabalho mostra que o desenvolvimento de uma sequência didática, com a temática
automedicação, possibilita a AC de estudantes da EJA. As aulas aconteceram em uma escola do
Distrito Federal, com os estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio, e levou em
consideração a pedagogia de Paulo Freire, que descreve a necessidade de respeito ao saber
ingênuo na busca da conscientização dos estudantes. Os indícios de que a AC estava em processo
deram-se por meio da justificativa atribuída pelos estudantes de práticas do fazer científico
(extração de substâncias presentes em plantas medicinais para a produção de medicamentos). Os
estudantes também demonstraram estar em processo de AC quando manifestaram interesse em
disseminar a prática adequada de medicamentos aos conhecidos, inclusive questionando os
órgãos públicos sobre a falta de divulgação das informações de como fazê-lo. A sequência
didática trabalhada também apontou para a necessidade de superação do saber ingênuo,
especificamente para práticas adotadas no tratamento de queimaduras, adquiridos culturalmente,
onde este conhecimento pode engendrar riscos graves à saúde. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22447 |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons