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dc.contributor.advisorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.contributor.authorValadares, Deborah da Silva-
dc.identifier.citationVALADARES, Deborah da Silva. A busca pela alfabetização científica na EJA por meio da temática automedicação. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento de aulas que despertem o interesse dos estudantes pela Ciência é o objetivo de muitos profissionais do ensino. O ensino contextualizado mostra-se como uma forma eficiente no alcance deste objetivo, que pode também promover a alfabetização científica (AC). O presente trabalho mostra que o desenvolvimento de uma sequência didática, com a temática automedicação, possibilita a AC de estudantes da EJA. As aulas aconteceram em uma escola do Distrito Federal, com os estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio, e levou em consideração a pedagogia de Paulo Freire, que descreve a necessidade de respeito ao saber ingênuo na busca da conscientização dos estudantes. Os indícios de que a AC estava em processo deram-se por meio da justificativa atribuída pelos estudantes de práticas do fazer científico (extração de substâncias presentes em plantas medicinais para a produção de medicamentos). Os estudantes também demonstraram estar em processo de AC quando manifestaram interesse em disseminar a prática adequada de medicamentos aos conhecidos, inclusive questionando os órgãos públicos sobre a falta de divulgação das informações de como fazê-lo. A sequência didática trabalhada também apontou para a necessidade de superação do saber ingênuo, especificamente para práticas adotadas no tratamento de queimaduras, adquiridos culturalmente, onde este conhecimento pode engendrar riscos graves à saúde.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA busca pela alfabetização científica na EJA por meio da temática automedicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T14:55:09Z-
dc.date.available2019-09-24T14:55:09Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22447-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22447pt_BR
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