Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2241
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CarolineCostadeSousa.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarra Júnior, Bianor Domingues-
dc.contributor.authorSousa, Caroline Costa de-
dc.identifier.citationSOUSA, Caroline Costa de. Sentidos subjetivos: impulsos para superação das dificuldades de aprendizagem da criança em contexto inclusivo. 2011. 135 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre os sentidos subjetivos e a aprendizagem da criança com necessidades educacionais especiais, ao ponto deles se constituírem em impulsos e processos motivacionais que incentivam, ou não, o sujeito que aprende a superar a condição limitante que o social impõe sobre o individual. Dessa forma, escolheu-se como aporte teórico as concepções sobre o desenvolvimento humano defendidas pelo principal representante da Teoria Histórico-cultural – Lev Semionovitch Vigotski, assim como a Teoria da Subjetividade defendida por Fernando González Rey, que tem como momento marcante para esse estudo a categoria Sentido Subjetivo. Acredita-se, portanto, na necessidade de um estudo que seja capaz de responder a algumas questões que envolvem o sujeito incluído no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa serve como momento de reflexão dos educadores, ao possibilitar o aprimoramento da análise do processo de aprendizagem dos alunos incluídos na intenção de formular alternativas pedagógicas que possibilitam a efetivação de um ensino diferenciado e uma educação significativa. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, escolheu-se como metodologia o estudo de caso de uma criança com necessidades educacionais especiais em contexto de inclusão observada nos anos de 2009 e 2011. Os instrumentos utilizados para produção dos dados foram Observação, Entrevista com as professoras da criança e Análise Documental. Foi verificada a influência do olhar do educador frente a aprendizagem da criança com necessidades educacionais especiais como forte fator que impulsiona, ou não, a criação dos sentidos subjetivos no educando, essencialmente pela subjetividade frente a deficiência. Quando a criança é vista e se sente vista como sujeito ativo no aprender, ela produz sentidos subjetivos que motivam a superação do seu limite, principalmente através de uma relação afetiva de confiança com o Outro. De tal forma, ela cria diversos caminhos que a levarão até o aprender. No caso específico da criança-sujeito dessa pesquisa, esses caminhos se caracterizam pela forte presença de alternativas de comunicação e relacionamento que, por meio do afeto, superam o fator predeterminante do biológico e do olhar social limitante.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordSubjetividade - educaçãoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanoen
dc.titleSentidos subjetivos : impulsos para superação das dificuldades de aprendizagem da criança em contexto inclusivoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-01-05T11:33:55Z-
dc.date.available2012-01-05T11:33:55Z-
dc.date.issued2012-01-05T11:33:55Z-
dc.date.submitted2011-07-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2241-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2241-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons