Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2238
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RaildadaSilvaSantos.pdf215,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Paralisia cerebral e limitações motoras
Autor(es): Santos, Railda Silva
Orientador(es): Campos, Penélope Machado Ximenes
Assunto: Paralisia cerebral nas crianças
Capacidade motora nas crianças
Cognição nas crianças
Educação inclusiva
Data de apresentação: 29-Abr-2011
Data de publicação: 4-Jan-2012
Referência: SANTOS, Railda Silva. Paralisia cerebral e limitações motoras. 2011. Não paginado. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem por finalidade compreender, por meio de pesquisa de campo e bibliografia que crianças com Paralisia Cerebral acometidas de um sério déficit motor podem apresentar condições cognitivas para desenvolver-se, aprender, adquirir autonomia, desde que seja trabalhada com recursos e ferramentas adaptados que nas suas dificuldades. No primeiro momento, oferecida uma abordagem sobre a questão da deficiência de um modo geral. No segundo momento conceituado a Paralisia Cerebral e suas características e logo após será realizado uma reflexão teórica sobre a construção do conhecimento de uma criança acometida dessa deficiência. A metodologia será fundamentada na prática pedagógica tendo como respaldo a aplicação de um questionário a alguns professores que trabalham com esses alunos especiais. Foi observado que os professores acreditam em uma inclusão efetiva das pessoas com paralisia cerebral. No entanto, alguns colocam a necessidade de um preparo mais direcionado. Com os resultados obtidos através dos questionários pode-se observar que é possível um aprendizado satisfatório, apesar de uma dificuldade motora significativa, desde que, seja oferecido um ambiente com atividades lúdicas e ferramentas adaptadas que auxilie nas dificuldades motoras significativas desse aluno com diagnóstico de paralisia cerebral.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons